Ensino de ciências da natureza e conceitos científicos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.252551Keywords:
Conceitos Espontâneos, Conceitos Científicos, Ensino de CiênciasAbstract
O presente artigo direciona-se para a epistemologia da prática docente com a finalidade de explicitar sobre o processo de construção de conceitos científicos, tema de importância fundamental para o ensino de Ciências da Natureza. Como um aspecto específico do funcionamento cognitivo, conceitos científicos são construídos e internalizados de modo gradativo e significativo e, nesse sentido, entender como ocorre essa construção é fundamental para a prática pedagógica pois, na maioria das vezes, o ato de conceituar é considerado sinônimo de definir. Nesse sentido, vemos na obra sócio-interacionista de Vygotsky a contribuição necessária para o entendimento sobre esse processo, pois este autor trata com profundidade a relação entre a experiência culturalmente organizada e o estudo da cognição e do desenvolvimento cognitivo como base para construção de novos comportamentos.References
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BEBER, Bernardétte.; SILVA, Eduardo da e BONFIGLIO, Simoni Urnau. Metacognição como processo da aprendizagem. In: Psicopedagogia - Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2014, v. 31, ed. 95, n.p. Disponível em: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/74/metacognicao-como-processo-da-aprendizagem. Acesso em: Dez. 2021.
BRUNER, Gerome. Vygotsky: a historical and conceptual perspective. In: WERTSCH, J. Culture, communication and cognition: Vygotskian Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, Mediação Pedagógica e Formação de Conceitos: Uma Contribuição de Vygotsky ao Ensino de Geografia. In: Cadernos Cedes. Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005.
COLL, Cesar. Um marco de referência psicológico para a educação escolar: a concepção construtivista da aprendizagem e do ensino. In: COLL, Cesar, PALACIOS, Jesus e MARCHESI, Alvaro (org). Desenvolvimento psicológico e educação. Vol 2. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 389-406, 1996.
FOUREZ, Gerard. Alfabetización científica y tecnológica. Acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue. In: CACHAPUZ, Antonio et al (org). (2005). A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (coleção leitura), 1996.
GEERTZ, Clifford. Conocimiento local. Barcelona: Piados, 1999.
GILES,Thomaz Ransom. Filosofia da educação. São Paulo: EPU, 1987.
GIORDAN, Andre e De VECCHI, Gerard. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GÓES, Maria Cecília Ramos de. A construção de conhecimentos e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. In: Anais do Encontro Linguagem Cultura e Cognição: reflexões para o Ensino de Ciências. Belo Horizonte, 1997.
GRENDENE, Mário Vinícius Canfild. Metacognição: uma teoria em busca de validação. 2007. 53 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Faculdade de Psicologia, PUCRS. Porto Alegre, 2007.
KRELLING, L.M.; SILVA, Z.R. da e FLORCZAK, M.A. A educação de jovens e adultos: utilizando conceitos unificadores no ensino de Ciências Naturais. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17961_9413.pdf. Acesso em: Dez.2021.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
______ e MACHADO, Andrea Horta. Múltiplos olhares sobre um episódio de ensino: “Por que o gelo flutua na água?”. In: Encontro sobre teoria e pesquisa em ensino de Ciências. Belo Horizonte, p. 139-153, 1996.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.
______. Três questões sobre desenvolvimento conceitual. In: Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PANOFSKY, Carolyn C. et al. O desenvolvimento do discurso e dos conceitos científicos. In: MOLL, Luis C. (Org.). Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p.245-260.
PASCUAL-LEONE, Juan. Piaget, Vygotski e a função do símbolo. In: Substratum Artes Médicas: temas fundamentais em psicologia e educação. vol.1, n.1.Porto Alegre: Artes Médicas, p. 58-81, 1996.
PERRENOUD, Phillippe. Dez novas competências para ensinar. São Paulo: Artmed, 2000.
PAVIANI, Nereis Maria Soldatelli. Aprendizagem na perspectiva da teoria do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart. In: Revista Espaço Pedagógico, 18(1), p. 560-573, 2012.
PIAGET, Jean e GARCIA, Rolando. Psicogênese e história das ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
SANTOS, Maria Eduarda do Nascimento Vaz Moniz dos. Aprender a pensar através de “reinvenções” curriculares - Da aprendizagem conceptual à preparação para o exercício da cidadania. In: ROSA, Dalva. E. Gonçalves e SOUZA, Vanilton Camilo de (org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro/Goiânia: DP&A e Alternativa, 2002.
SILVA, Monalisa L.O. et al. Processos de (re)construção de significados em Aulas de Campo Ubíquas para o desenvolvimento da alfabetização científica. In: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 20, Nº 1, p. 1-25, 2021.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991b.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.




