Corporações, redes de ensino e capital aberto na bolsa de valores: o avanço do setor privado na educação nos últimos anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254249

Palavras-chave:

educação, privatização, reformas.

Resumo

Nas duas primeiras décadas do século XXI vimos avançar rapidamente a participação da iniciativa privada na educação. No Ensino Superior esse movimento já vinha ocorrendo desde o final do século passado e atualmente, a rede privada abocanha, segundo censo do INEP de 2020, 87,62% das IES de todo o país. Com o objetivo de apresentar dados sobre essa situação e mostrar que esse caminho consolidado no Ensino Superior, começa a ser experimentado no Ensino Básico, o presente artigo faz uma reflexão sobre as recentes mudanças na legislação educacional brasileira: PNE, Reforma do Ensino Médio e BNCC, apontando os indicadores estatísticos que comprovam o início de um ciclo de apropriação pelo setor privado, desse nível de educação. Se as IES privadas beneficiavam-se do repasse de recursos públicos destinados ao Ensino Superior, com as mudanças na Legislação, os recursos do FUNDEB também poderão ser apropriados pela sanha do setor. Para elaboração deste artigo, foram realizadas consultas em fontes primárias, tais como estatísticas do governo divulgadas pelos censos do INEP, caderno do CADE, entrevistas publicadas em órgãos de informação especializados e textos de pensadores que já fazem a reflexão sobre essa situação. É um artigo histórico-narrativo com acepções críticas sobre o triste cenário que começa a aparecer no cotidiano dos que lidam diretamente com a educação brasileira.

Biografia do Autor

Moises Diniz de Almeida, Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Possui graduação em História pela Universidade de Pernambuco (1989), especialização em Ensino de História (UPE - 1991), Comunicação para a Pastoral - Universidad Javeriana - Colômbia (1996) e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, no curso de Direito na disciplina Filosofia e Ética; Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, no Curso de Licenciatura Plena em História, com ênfase em História Latino-Americana e Metodologia Científica. Professor Colaborador do Curso de Pedagogia a Distância na Univasf. Realizou pesquisa sobre a realidade dos assentamentos do Vale do São Francisco, aplicando a teoria marxista do capitalismo burocrático.Tem trabalhos publicados com ênfase no imaginário do sertão nordestino, movimentos sociais religiosos, imprensa, realidade sobre assentamentos do vale do São Francisco e República. Sua área de pesquisa são os movimentos sociais religiosos e suas representações na imprensa de Pernambuco (de Canudos a Pau-de-Colher). Na área de Comunicação Social atua como capacitador de radialistas com ênfase na produção de notícias, entrevistas, locução etc. É radialista sob o registro 1440-DRT-PE. Desde junho de 2018 e com mandado até junho de 2020, foi Vice-Presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Pernambuco.

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Publicado

12-07-2022

Edição

Seção

Dossiê “Os movimentos de precarização do trabalho e a educação”