“Entusiasmo, trabalho, cooperação e intensa brasilidade”: Os primeiros clubes agrícolas escolares de Santa Catarina (1934-1938)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.256670

Palavras-chave:

Clubes Agrícolas Escolares, Educação Rural, Clube Agrícola Escolar de Garcia, Clube Agrícola Escolar de Colônia Oco, Repertório.

Resumo

O presente trabalho aborda os Clubes Agrícolas Escolares de Santa Catarina entre 1934 e 1938, quando foram localizadas as primeiras iniciativas, especialmente pela tematização de duas dessas associações: o Clube Agrícola Escolar Fritz Müller (de Garcia, Blumenau) e o Clube Agrícola Escolar de Colônia Oco (de Valões, Porto União). Para isso, recorre a fontes como periódicos e relatórios e as analisa com base na noção de repertório, apropriada das produções de Angela Alonso e Charles Tilly. Apesar de partirem das mesmas prescrições e de mostrarem regularidades em suas formas de funcionamento, os Clubes Agrícolas Escolares estudados também apresentaram particularidades e autoria nos usos do prescrito. 

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Universidade Federal de Santa Catariana

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestre em Educação pelo mesmo Programa e linha de pesquisa. Graduada em Pedagogia pela UFSC. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na docência e coordenação pedagógica em instituições de Educação Básica e docência no Ensino Superior. Entre os anos 2016 e 2020, foi professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialmente com a disciplina Estágio Curricular Supervisionado no Centro de Educação a Distância (CEAD). Integra o "Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina" (UFSC/CNPq), além do projeto "Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822-2022" (FaE/UFMG). É editora do periódico "Pensar a Educação em Revista" e da coluna Entrememórias do jornal "Pensar a Educação em Pauta", ambos do projeto "Pensar a Educação, Pensar o Brasil". Atualmente é bolsista de desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com atuação na equipe gestora do Portal do Bicentenário da Independência. Trabalha com as seguintes temáticas de pesquisa: história da educação e da escolarização; história de instituições escolares (Clubes Agrícolas Escolares); educação dos meios rurais; modernização e educação; formação de professoras/es; projetos educacionais, intelectuais e educação.

Maria das Dores Daros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidade de Coimbra (2009). Atualmente é professora titular aposentada/voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOCIOLÓGICAS PIERRE BOURDIEU (LAPSB). Tem experiência na área de Sociologia da Educação e História da Educação, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, história da educação, intelectuais e escola normal.

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Publicado

22-12-2022

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua