Ainda sobre a educação ética para a superação do fascismo: considerações acerca do sujeito da educação em Theodor W. Adorno
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.256919Palavras-chave:
emancipação, experiência, autonomia, sujeito da educaçãoResumo
O interesse deste artigo consiste na apresentação preliminar de uma concepção de sujeito a partir do filósofo e sociólogo alemão Theodor W. Adorno, com base nas suas formulações sobre teoria do conhecimento e teoria social, destacando suas contribuições para a educação no que concerne à formação de um sujeito crítico, reflexivo e emancipado. Para tanto, estrutura-se da seguinte maneira: primeiramente, discute a relação entre sujeito e objeto na teoria do conhecimento adorniana, estabelecendo relações com suas considerações acerca do Esclarecimento, seus limites e possibilidades; em seguida, esboça uma perspectiva de sujeito da educação tomando como referência a cisão “após Auschwitz” enunciada pelo pensador de Frankfurt. Assim, espera-se fornecer e estimular outras bases de reflexão sobre uma questão ainda latente na filosofia e na educação, sem, no entanto, ter a pretensão de esgotá-la.
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