Sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.257524

Palavras-chave:

sequência didática, estágio curricular supervisionado, formação integral, produto educacional

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado, objetivando contribuir para a melhoria do preparo do estudante para a realização do estágio dentro da perspectiva que visa a uma formação crítica e emancipatória do cidadão. Para o desenvolvimento, uma coleta de dados inicial foi realizada. Foram coletados dados de professores orientadores de estágio, de coordenadores de cursos e de supervisores das unidades concedentes de estágio. Após o tratamento desses dados, a sequência didática foi elaborada e aplicada em alunos de um curso Técnico. A sequência está dividida em quatro momentos: primeiro tem-se explanação do conceito de estágio supervisionado dentro da sua perspectiva legal e na perspectiva da formação integral do estudante; o segundo trata da formalização do estágio; o terceiro trata do acompanhamento do estágio, e no quatro momento, foram propostas atividades para orientar os alunos a realizarem uma análise crítica da experiência vivida durante o estágio. Por fim, identificou-se que o produto educacional desenvolvido é capaz de esclarecer a importância do estágio para a formação integral do discente, assim como prepará-lo para vivenciar o estágio.

Biografia do Autor

Eduardo André Mossin, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Mestre em Engenharia Mecânica pela USP-São Carlos. Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) com tese na área de Redes Neurais Artificiais para diagnóstico de protocolos de Redes Industriais. Especialista em Educação a distância com experiência em cursos EAD na área da computação. Trabalhou com desenvolvimento de software para sistemas de telecomunicações pela empresa Nortel Networks por 2 anos. Trabalhou também com o desenvolvimento de software para sistemas de automação industrial por 6 anos pela empresa Smar Equipamentos Industriais. Foi professor do Cursinho pré-vestibular comunitário Paulo Freire. Foi professor das faculdades COC (modalidade EAD). No Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Câmpus Sertãozinho, foi Diretor de Pesquisa e Inovação por 4 anos e em seguida ocupou o cargo de Diretor Geral entre os anos 2017 e 2021. Atualmente, na mesma instituição, é professor de programação, banco de dados, sistemas inteligentes e mineração de dados. Além das aulas, orienta projetos nas áreas indicadas. É também professor do programa de mestrado ProfEPT e trabalha com projetos relacionados à Gestão Democrática e Recursos educacionais, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem para Educação Profissional e Tecnológica.

Livia Maria Lovato, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009), especialização em Gestão em Comunicação Organizacional e Eventos pela Universidade de Ribeirão Preto (2009) e licenciatura em História pela Universidade de Franca (2010). Atualmente, atua como Diretora Adjunta de Extensão no Instituto Federal de São Paulo/Câmpus Sertãozinho (2010 - 2022). Tema de pesquisa relacionado ao estágio curricular supervisionado, formação integral do estudante e ensino médio integrado. 

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Publicado

03-07-2023

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua