Sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.257524Palavras-chave:
sequência didática, estágio curricular supervisionado, formação integral, produto educacionalResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado, objetivando contribuir para a melhoria do preparo do estudante para a realização do estágio dentro da perspectiva que visa a uma formação crítica e emancipatória do cidadão. Para o desenvolvimento, uma coleta de dados inicial foi realizada. Foram coletados dados de professores orientadores de estágio, de coordenadores de cursos e de supervisores das unidades concedentes de estágio. Após o tratamento desses dados, a sequência didática foi elaborada e aplicada em alunos de um curso Técnico. A sequência está dividida em quatro momentos: primeiro tem-se explanação do conceito de estágio supervisionado dentro da sua perspectiva legal e na perspectiva da formação integral do estudante; o segundo trata da formalização do estágio; o terceiro trata do acompanhamento do estágio, e no quatro momento, foram propostas atividades para orientar os alunos a realizarem uma análise crítica da experiência vivida durante o estágio. Por fim, identificou-se que o produto educacional desenvolvido é capaz de esclarecer a importância do estágio para a formação integral do discente, assim como prepará-lo para vivenciar o estágio.
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