Anúncios de educação no jornal A Gazeta da Parahyba (1888-1890)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260015Palavras-chave:
anúncios, educação, jornalResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar os anúncios relacionados à educação no no jornal Gazeta da Parahyba, periódico que circulou entre os anos de 1888 e 1890, na Paraíba, visando à análise histórico-discursiva. O estudo enfatizou o gênero discurso, anúncio, identificando, no período em destaque, os aspectos de mudança e das estratégias discursivas. O estudo se fundamentou metodologicamente nas premissas da História Cultural, tendo como questão do estudo: como os anúncios relacionados à educação configuravam-se na Paraíba do século XIX? Ao responder a este questionamento a partir da fonte primária identificada na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, quando buscamos também, de certa forma, associar os tipos de anúncios que foram publicados, quais tipos de anúncios eram mais publicados, quais eram mais divulgados, o espaço a eles destinado, o formato da escrita, na tentativa de compreender como aquele determinado anúncio foi elaborado e por quem o foi, haja vista que os anúncios estavam imersos em uma sociedade disciplinar movida por regras sociais determinantes do comportamento dos sujeitos.
Referências
ARAÚJO, Fátima. Paraíba: imprensa e vida. 2. ed. Campina Grande: Grafset, 1986.
ARAÚJO, Fátima. História e ideologia da imprensa na Paraíba. João Pessoa: A União, 1983.
BEZERRA, Alcides. A imprensa na Paraíba. In: Revista do Instituto Histórico e Geographico Parahybano. Ano XIV, Volume V. Parahyba: Imprensa Oficial, 1922.
ALMEIDA, Horácio de. Cronologia paraibana. In: MELLO, José Octávio de Arruda (coord.). Capítulos de história da Paraíba. Campina Grande: Grafset, 1978.
ALMEIDA, Horácio de. História da Paraíba. João Pessoa: UFPB, 1978, v. 2.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
CHARAUDEAU, P. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, Ida Lúcia; MELLO, Renato. Análises do Discurso Hoje, v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna) 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (org.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
CRUZ, H. F.; PEIXOTO, M. R.C. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. História e imprensa. Projeto História. São Paulo, EDUC, n. 35, dez. 2007.
FREIRE, Eduardo Nunes. O design no jornal impresso diário: Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, dez. 2009.
GAZETA DA PARAHYBA. 18 de maio de 1888, p. 1.
GAZETA DA PARAHYBA. 29 de junho de 1888, p. 4.
GAZETA DA PARAHYBA. 18 de janeiro de 1890, p. 3.
GAZETA DA PARAHYBA. 18 de janeiro de 1890, p. 4.
GAZETA DA PARAHYBA. 18 de janeiro de 1890, p. 4.
GAZETA DA PARAHYBA. 16 de fevereiro de 1890, p. 4.
GOODWIN JUNIOR, J. W. Anunciando a civilização: imprensa, comércio e modernidade fin-de-siècle em Diamantina e Juiz de Fora, MG. História e imprensa. Projeto História. São Paulo, EDUC, n. 35, dez. 2007.
GRILLO, S. A produção do real em gêneros do jornal impresso. São Paulo: Humanitas, 2004.
GUIMARÃES, Luiz Hugo. A Paraíba e a Proclamação da República. Disponível em: https://www.ihgp.net/luizhugo/a_pbeaproc_rep.php. Acesso em: 6 out. 2023.
LEAL, José. A imprensa na Paraíba. João Pessoa: A União, 1962.
MELLO, José Octávio de Arruda. História da Paraíba: lutas e resistência. Ed. 11. João Pessoa. Editora: Ideia, 2014.
LAURINDO, Hildenize Andrade. 2015. O percurso histórico-discursivo do gênero anúncio publicitário em jornais de Fortaleza dos séculos XIX e XX: entre recorrências, variações e transgressões. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/15742/1/2015_tese_halaurindo.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022.
LÉON, P. Textos icônicos, o jogo entre as imagens e as palavras: imprensa e publicidade “de papel”. In: GARDIES, R. (org.). Compreender o cinema e as imagens. Lisboa: Texto-grafia. 2008.
MARTINS, Eduardo. A tipografia do Beco da Misericórdia: apontamentos históricos. João Pessoa: A União, 1978.
MARTINS, Eduardo. Primeiro jornal paraibano: apontamentos históricos. João Pessoa: A União, 1976.
MEDINA, Cremilda. Notícia um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. São Paulo: Summus, 1988.
MEIRELLES, Juliana Gesuelli. A gazeta do Rio de Janeiro e o impacto na circulação de ideias no império luso-brasileiro (1808-1821). Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
MOREL, Morel. Os primeiros passos da palavra impressa. In: MARTINS, Ana Lúcia; DE LUCA, Tânia. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da propaganda no Brasil. São Paulo: Atual, 1985.
SOULAGES, J-C. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEIRO, A. D. (org). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996.
SOUSA, Jorge Pedro. 2008. Uma história breve do jornalismo no Ocidente. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1162/2/Hist%20Jor%20Ocidente%20JPS%20BOCC.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.




