Anúncios de educação no jornal A Gazeta da Parahyba (1888-1890)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260015

Palavras-chave:

anúncios, educação, jornal

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar os anúncios relacionados à educação no no jornal Gazeta da Parahyba, periódico que circulou entre os anos de 1888 e 1890, na Paraíba, visando à análise histórico-discursiva. O estudo enfatizou o gênero discurso, anúncio, identificando, no período em destaque, os aspectos de mudança e das estratégias discursivas. O estudo se fundamentou metodologicamente nas premissas da História Cultural, tendo como questão do estudo: como os anúncios relacionados à educação configuravam-se na Paraíba do século XIX? Ao responder a este questionamento a partir da fonte primária identificada na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, quando buscamos também, de certa forma, associar os tipos de anúncios que foram publicados, quais tipos de anúncios eram mais publicados, quais eram mais divulgados, o espaço a eles destinado, o formato da escrita, na tentativa de compreender como aquele determinado anúncio foi elaborado e por quem o foi, haja vista que os anúncios estavam imersos em uma sociedade disciplinar movida por regras sociais determinantes do comportamento dos sujeitos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Costa e Silva

Mestre em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba.  Especialista em Estudos de História Local pela Universidade Estadual da Paraíba. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História da Paraíba (NUPEHP). Pesquisa as linhas de História Local e Regional, História da Educação, História Patrimonial, Cidades e Memória. Também tem interesse pela área de História Cultural. Além, da pesquisa em periódicos e imagens fotográficas. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016) e Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa.

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013). Professora Associada no Departamento Metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB

Joselí Maria da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Língua Portuguesa e Linguística, tendo como objeto de pesquisa: o processo de modalização. Professora titular (Língua Portuguesa - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), aposentada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa.

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Publicado

17-06-2024

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua