A presença da Educação Popular em Paulo Freire

uma revisão bibliográfica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.266756

Mots-clés :

Educação Popular, Paulo Freire, pedagogia crítica

Résumé

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica das obras de Paulo Freire com o objetivo de identificar e interpretar a presença da expressão “educação popular” em seus escritos. A pesquisa baseia-se no levantamento sistemático de 32 livros, destacando a evolução do termo em contextos históricos e políticos distintos. Os resultados revelam que a Educação Popular é uma categoria transversal, assumindo dimensões político-pedagógicas, metodológicas e práticas, e reforçam seu papel como eixo estruturante da pedagogia freiriana.

Biographie de l'auteur

Fernanda dos Santos Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado e Mestrado em Educação, com formação em Pedagogia e Filosofia. Estágio pós-doutorado em Educação, focando em história e memória da Educação Popular. Participante de diversos movimentos de Educação Popular: MEP-AEPPA, Fórum Nacional de Educadores Sociais (FNES) e Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul (FEJARS). Docente na FACED-UFRGS. Principais áreas de pesquisa são: i) a Educação Popular, em diferentes dimensões e contextos; ii) Metodologias Participativas; iii) Formação de educadores sociais e docentes.

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Publiée

2025-08-19

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