TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO FREIRE – PAPERT
Keywords:
Tecnologia, Educação, Paulo FreireAbstract
Este artigo tem por objetivo maior o relacionamento das ideias do matemático sul-africano Seymour Papert, referência incontestável da aplicação da tecnologia à educação, com aquelas do educador e teórico da educação popular Paulo Freire, num contexto do suporte da tecnologia aos processos e práticas educativos, do ponto de vista da práxis educativa proposta por Freire, e das novas competências pedagógicas e do novo modelo de escola defendidos por Papert. Num momento histórico em que o progresso técnico-científico deveria ser tomado como indicativo de uma sociedade mais justa, mas que paradoxalmente tem feito recrudescer as desigualdades, a educação retoma sua dimensão crítica e questionadora de um mundo cada vez mais desintegrado socialmente, apesar da informação estar cada vez mais globalizada, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação. A construção teórico-conceitual sobre a qual se assenta este trabalho discute o papel e influência das tecnologias de informação e comunicação nos processos educativos modernos, com visão crítica e abrangente. Acreditamos, como Papert e Freire, que as revoluções científicas e tecnológicas são determinantes das mudanças e tendências do comportamento e do desenvolvimento sócio-econômico-cultural, que afetarão, necessariamente, a educação. A emergência de novos paradigmas epistemológicos, tecnológicos e políticos, a intervalos cada vez menores de tempo, exige versatilidade da análise da prática educativa, por meio da instrumentalização de novas tecnologias e sua recepção como transformadoras desta prática, gerando autonomia e práxis.
References
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998.
CASTELLS, Manuel. Informationalism and the network society. In HIMANEN, Pekka. The hacker ethic and the spirit of the information age. New York: Random House, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
HAREL, Idit; PAPERT, Seymour (ed.). Constructionism. Norwood: Ablex Publishing Co., 1991.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2005.
LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional – política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
O FUTURO da Escola: Seymour Papert e Paulo Freire - uma conversa sobre informática, ensino e aprendizagem. Produção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – TV PUC. São Paulo: PUC-SP, 1995. Vídeo na Internet (60 min.), Formato MP4, son., color. Disponível em http://177.11.48.108:8080/xmlui/handle/7891/395
PAPERT, S. Mindstorms: Children, computers and powerful ideas. Brighton: Harvester Press, 1980.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005.
PEREIRA, Antonio. A educação social de rua é uma práxis educativa? Revista Ciências da Educação UNISAL – Americana/SP, ano XI, n. 21, 2009, p. 481-500.
SANCHO, Juana M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática. São Paulo: Editora UNESP/Brasiliense, 1995.
SOFFNER, Renato K. As tecnologias da inteligência e a educação como desenvolvimento humano. Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2005.
SOFFNER, R. K.; CHAVES, E. O. C. Tecnologia, ambientes de aprendizagem e Educação Não-Formal. Revista de Ciências da Educação UNISAL- Americana/SP, ano XII, n. 22, 2010, p. 493-512.
SOFFNER, R. K.; BARBOSA, A. L. Tecnologia educacional e o enfoque sociocomunitário. Revista de Ciências da Educação UNISAL- Americana/SP, ano XIII, n. 25, 2011, p. 333-341.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
