TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO FREIRE – PAPERT

Auteurs

  • Renato Soffner Universidade de Campinas, com estágio pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISALE) https://orcid.org/0000-0002-3174-8674

Mots-clés :

Tecnologia, Educação, Paulo Freire

Résumé

Este artigo tem por objetivo maior o relacionamento das ideias do matemático sul-africano Seymour Papert, referência incontestável da aplicação da tecnologia à educação, com aquelas do educador e teórico da educação popular Paulo Freire, num contexto do suporte da tecnologia aos processos e práticas educativos, do ponto de vista da práxis educativa proposta por Freire, e das novas competências pedagógicas e do novo modelo de escola defendidos por Papert. Num momento histórico em que o progresso técnico-científico deveria ser tomado como indicativo de uma sociedade mais justa, mas que paradoxalmente tem feito recrudescer as desigualdades, a educação retoma sua dimensão crítica e questionadora de um mundo cada vez mais desintegrado socialmente, apesar da informação estar cada vez mais globalizada, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação.  A construção teórico-conceitual sobre a qual se assenta este trabalho discute o papel e influência das tecnologias de informação e comunicação nos processos educativos modernos, com visão crítica e abrangente. Acreditamos, como Papert e Freire, que as revoluções científicas e tecnológicas são determinantes das mudanças e tendências do comportamento e do desenvolvimento sócio-econômico-cultural, que afetarão, necessariamente, a educação. A emergência de novos paradigmas epistemológicos, tecnológicos e políticos, a intervalos cada vez menores de tempo, exige versatilidade da análise da prática educativa, por meio da instrumentalização de novas tecnologias e sua recepção como transformadoras desta prática, gerando autonomia e práxis.

Références

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998.

CASTELLS, Manuel. Informationalism and the network society. In HIMANEN, Pekka. The hacker ethic and the spirit of the information age. New York: Random House, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

HAREL, Idit; PAPERT, Seymour (ed.). Constructionism. Norwood: Ablex Publishing Co., 1991.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2005.

LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional – política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

O FUTURO da Escola: Seymour Papert e Paulo Freire - uma conversa sobre informática, ensino e aprendizagem. Produção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – TV PUC. São Paulo: PUC-SP, 1995. Vídeo na Internet (60 min.), Formato MP4, son., color. Disponível em http://177.11.48.108:8080/xmlui/handle/7891/395

PAPERT, S. Mindstorms: Children, computers and powerful ideas. Brighton: Harvester Press, 1980.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005.

PEREIRA, Antonio. A educação social de rua é uma práxis educativa? Revista Ciências da Educação UNISAL – Americana/SP, ano XI, n. 21, 2009, p. 481-500.

SANCHO, Juana M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática. São Paulo: Editora UNESP/Brasiliense, 1995.

SOFFNER, Renato K. As tecnologias da inteligência e a educação como desenvolvimento humano. Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2005.

SOFFNER, R. K.; CHAVES, E. O. C. Tecnologia, ambientes de aprendizagem e Educação Não-Formal. Revista de Ciências da Educação UNISAL- Americana/SP, ano XII, n. 22, 2010, p. 493-512.

SOFFNER, R. K.; BARBOSA, A. L. Tecnologia educacional e o enfoque sociocomunitário. Revista de Ciências da Educação UNISAL- Americana/SP, ano XIII, n. 25, 2011, p. 333-341.

Téléchargements

Publiée

2013-01-01