CONSTRUINDO A ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE: Uma Experiência Integrada entre o Ensino Fundamental, o Superior e a Comunidade do Campo do Banco na Várzea

Authors

  • Antônio J da Silva Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE
  • Célia M. da S. Salsa Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE
  • Ester C. de S. Rosa Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE
  • Lucionéa J. D'Oliveira Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE
  • Marileide de C. Costa Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE
  • Rosa Maria Vasconcelos Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE
  • Teresa Luiza França Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

Abstract

Este projeto se constitui no resultado de um processo de discussão contínua que o Centro de Educação (CE), Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife (SEC/PCR)  e segmentos da comunidade do Campo do BancoN árzea vêm
desenvolvendo, desde 1993, numa busca conjunta de delinear e executar um projeto pedagógico de democratização do acesso ao ensino fundamental aliado à valorização do educador e inserido num processo de gestão democrática. A construção da escola pública de qualidade é a meta central, materializada na efetivação destas diretrizes, associadas à elaboração e implementação de
proposta pedagógica que assegure a apropriação de conhecimentos
no cotidiano escolar.

References

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Decenal de
Educação Para Todos. Brasília: MEC, 1993.
FREITAS, Lia. A produção da ignorância na escola. São Paulo:
Cortez, 1989.
MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de 1 o Grau: da
Competência Técnica ao Compromisso Político. São Paulo:
Cortez, 1982.
PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE. Secretaria de
Educação e Cultura. Avaliação e Perspectiva da Educação
Municipal. Cadernos de Educação. Recife, 1993. n.l.
SANTIAGO, Maria Eliete. Escola pública de primeiro grau: da
compreensão à intervenção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
SOARES, Magda Beker, KRAMER, Sônia, LUDKE, Menga, e
outros. Escola Básica. Campinas : Papirus : CEDES ; São
Paulo: Ande: Anped, 1992.- (Coletânea CBE).

Published

1996-01-01