CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS NA ESCOLA: A EMERGÊNCIA DE SABERES DOCENTES NÃO-AUTORIZADOS
Keywords:
Currículos praticados pensados, Cotidianos escolares, Paradigma emergente, Saberes não-autorizadosAbstract
Este artigo tem como objetivo perceber a partir de currículos praticadospensados nos cotidianos escolares a emergência de saberesfazeres docentes enquanto práticas não-autorizadas, fugidias das lógicas prescritivas de conhecimento institucionalizadas. A análise resulta de reflexões realizadas no contexto do paradigma emergente de conhecimento, que entende as produções locais, residuais e indiciárias enquanto conhecimento prudente, possível de reconhecimento e valoração social. As práticas curriculares em estudo, capturadas por meio de procedimentos metodológicos dialógicos – narrativas docentes, entrevistas compreensivas, rodas de conversas, escuta sensível e outros, traduzem a realidade em sua multiplicidade. À maneira complexa – sistêmica e multirreferenciada, os currículos praticadospensados na escola tem possibilitado articulações permanentes de finas redes de saberesfazeres, produtoras de justiça cognitiva e emancipação social de professores, estudantes e envolvidos nestas relações de aprendizagens educativas e sociais.
Palavras-chave: Currículos praticadospensados; Cotidianos escolares; Paradigma emergente; Saberes não-autorizados.
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