CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS NA ESCOLA: A EMERGÊNCIA DE SABERES DOCENTES NÃO-AUTORIZADOS
Mots-clés :
Currículos praticados pensados, Cotidianos escolares, Paradigma emergente, Saberes não-autorizadosRésumé
Este artigo tem como objetivo perceber a partir de currículos praticadospensados nos cotidianos escolares a emergência de saberesfazeres docentes enquanto práticas não-autorizadas, fugidias das lógicas prescritivas de conhecimento institucionalizadas. A análise resulta de reflexões realizadas no contexto do paradigma emergente de conhecimento, que entende as produções locais, residuais e indiciárias enquanto conhecimento prudente, possível de reconhecimento e valoração social. As práticas curriculares em estudo, capturadas por meio de procedimentos metodológicos dialógicos – narrativas docentes, entrevistas compreensivas, rodas de conversas, escuta sensível e outros, traduzem a realidade em sua multiplicidade. À maneira complexa – sistêmica e multirreferenciada, os currículos praticadospensados na escola tem possibilitado articulações permanentes de finas redes de saberesfazeres, produtoras de justiça cognitiva e emancipação social de professores, estudantes e envolvidos nestas relações de aprendizagens educativas e sociais.
Palavras-chave: Currículos praticadospensados; Cotidianos escolares; Paradigma emergente; Saberes não-autorizados.
Références
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção questões da nossa época; v. 8).
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Org.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O sentido da escola. 5. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio de Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.
CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Tradução: Enid Abreu Dobrànsky. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Travessia do Século).
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: Morar, cozinhar. Trad. Ephraim F. Alves e Lucia Endlich Orth. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
GIVON, Talmy. On understanding grammar. Orlando/Florida: Academic Press, 1979.
KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Tradução: Thiago de Abreu e Lima Florencio. Petrópolis: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2013.
MENDES, Wellington Vieira. Mecanismos de junção em textos acadêmicos: uma abordagem sistêmico-funcional. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade do Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2016.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Estudos do cotidiano e pesquisa em educação: interface com as narrativas autobiográficas na compreensão do potencial emancipatório das práticas educativas cotidianas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGI, Maria da Conceição. (Orgs.) Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal/RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 63, p. 237-280, out. 2002. Disponível em: www.boaventuradesousasantos.pt. Acesso em: 23 mar. 2014.
SILVA, Francisco Canindé da. Práticas pedagógicas cotidianas da EJA: memórias, sentidos e traduções formativas. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. 11ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TARDIF, M.; LESSARD, C. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Trad. Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.