POLÍTICA DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR: CONCEITO POSSÍVEL DE UM OBJETO EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.235072Keywords:
Infraestrutura escolar, Política Educacional, Espaço escolarAbstract
Resultando de pesquisa de mestrado, neste trabalho desenvolvemos uma reflexão sobre o espaço escolar na perspectiva de sua infraestrutura e desta como um elemento central enquanto objeto por meio do qual seja possível desenvolver análises no campo das políticas educacionais. Neste sentido, nosso objetivo consiste em abordar a compreensão do que vem a ser política de infraestrutura escolar, enquanto um conceito que nos permita realizar sua caracterização como objeto de pesquisa. Para tanto, o conteúdo central deste artigo consiste numa discussão teórico-conceitual a partir de três de conhecimento: historiografia, arquitetura e política educacional. Como resultado deste arcabouço teórico, chegamos a uma definição conceitual que nos permite compreender a política de infraestrutura escolar como sendo o conjunto das ações do Estado referentes à dimensão da aquisição, reforma, adequação e construção de prédios escolares, seus equipamentos e mobiliários.
References
Referências
AZEVEDO, Janete. Maria Lins de. A educação como política pública. - 3ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 1997. 75p
AZEVEDO, Janete. Maria Lins de.; AGUIAR, Márcia Ângela. A produção do conhecimento sobre política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 77, Dezembro/2001. pp. 49-70.
BELTRÃO, Ierecê Rego. Corpos dóceis, mentes vazias, corações frios. Didática: o discurso científico do disciplinamento. São Paulo: Imaginário, 2000. 96p.
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Arquitetura e espaço escolar: o exemplo dos primeiros grupo escolares de Curitiba. In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo:Cortez, 2005, p. 95-140.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2007. 116p.
DÓREA, Célia Rosângela Dantas. A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 49, p. 161-181, jul./set. 2013. Editora UFPR.
ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In. VIÑAO FRAGO, Antonio. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro:DP&A, 2001. p.19-59.
FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. Idéias, conhecimento e políticas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. RBCS, Vol. 18 nº51 fevereiro/2003. pp. 21-29.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Ago, 2000, nº 14. p.19-34
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 15ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165p.
____________ Pedagogia do Oprimido. 45ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2005. 213p.
FREY, Klaus. Políticas Públicas: Um debate conceitual e reflexões referentes à prática da Análise de Políticas Públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, nº21 – jun. de 2000. p.211-259.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 34ª Ed., Petrópolis: Vozes, 2007. 288p.
GOMES, Alfredo Macêdo. Políticas públicas, discurso e educação. In. Alfredo Gomes (Org).Políticas e gestão da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p.19-34
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 7ª Ed., Petrópolis: Vozes, 1985. 184p.
KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.272p.
LAPASSADE, Georges. Grupos, Organizações e instituições. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986.
LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989. 102p.
MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Pelotas: Educat, 2002. 156p.
SANTOS, Boaventura de Souza. Os Processos da Globalização. In. SANTOS, B. de S. A globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2002. p. 25–104.
“AUTOR”. -------------- . 2017. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação ...., “CIDADE”, 2017.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura Material Escolar: um balanço inicial. In. BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. (Org.). Culturas Escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. (pp 163- 189)
THEODORO, Janice. A construção da Cidadania e da escola nas décadas de 1950 e 1960. S/d. 31p. Disponível em: <http://historia.fflch.usp.br/sites/historia.fflch.usp.br/files/texto_escolas_paulistas.pdf>
VIÑAO, Antonio. Espaços, usos e funções: a localização e disposição física da direção escolar na escola graduada. In. BENCOSTTA, M. L. A. História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005. p.15-47.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.