FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE DIZEM OS FORMADORES

Autores/as

  • Renata da Costa Lima Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-8396-6139
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palabras clave:

Formação continuada, Formadores, Representações sociais

Resumen

Este estudo buscou compreender como os formadores representam a formação continuada. A motivação para a realização do estudo surgiu quando percebemos que a formação continuada frequentemente tem sido compreendida por professores, formadores e pesquisadores apenas como um momento de capacitação, aprimoramento, treinamento, entre outros termos. Tomamos como suporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais para a aplicação e análise do teste de associação livre e da entrevista semiestruturada. Os achados revelaram que os formadores representam a formação continuada como um momento de curso e que isso desconsidera a dimensão individual do processo formativo. Revelou também o formador como essencial ao processo de (re)significação de (re)configuração e de (re)conceitualização da formação, no contexto das representações sociais, bem como que as  representações servem de guias de condutas para orientarem as suas práticas relativas aos professores que formam.

 

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Publicado

2015-01-01