Educação em sexualidade e a gravidez na adolescência na educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.245224Palabras clave:
Educação em Sexualidades, Ensino de Sociologia, Currículo, Educação Escolar.Resumen
A pesquisa tem como objeto de estudo a educação em sexualidades, defendendo a necessidade de inserir conteúdos dessa temática no currículo da educação básica. Com um recorte sobre a gravidez na adolescência no ensino médio, a pesquisa ocorreu em uma escola pública estadual do Município de Araraquara (SP), estabelecendo como sujeitos: estudantes pais ou mães regularmente matriculadas. A constituição dos dados se deu com questionário para identificar e caracterizar os conhecimentos que possuem sobre a gravidez e a sexualidade na adolescência. A tabulação e análise dos dados identificou 6 sujeitos, os quais trouxeram informações sobre como esse tema foi abordado durante seu processo formativo na educação básica. O principal resultado da pesquisa aponta para uma ausência em relação ao tema da gravidez da adolescência, sugerindo a importância desse conteúdo curricular ser inserido no currículo escolar, uma vez que a sua ausência compromete a socialização de conhecimentos científicos como forma de promover uma educação em sexualidades emancipatória.Citas
BONA JUNIOR, A. O corpo na educação emancipatória da sexualidade: uma análise das iniciativas do governo do Paraná (2003-2010). Tese (Doutorado). Campinas, SP: 2013. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253916. Acesso em: 20 fev. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Projetos Educacionais Especiais. Diretrizes para uma política Educacional em Sexualidade. Série Educação Preventiva Integral. Brasília (DF): Ministério da Educação e Desporto, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: orientação sexual. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
CISNE, M. Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 132, p. 211-230, maio/ago. 2018. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-66282018000200211&lng=pt&nrm=is>. Acesso em: 10 set 2019.
DINIS, N.; ASINELLI-LUZ, A. Educação sexual na perspectiva histórico-cultural. Educar, Curitiba, n. 30, p. 77-87, Editora UFPR, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602007000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 ago 2019.
FIGUEIREDO, V. A. A. Gênero, patriarcado, educação e os parâmetros curriculares nacionais. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 21, n. 1, Jan./Jul., 2009. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/3687. Acesso em: 12 dez 2019.
JARDIM, D.P., BRÊTAS, J.R.S. Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira – SP. Rev Bras Enferm, Número 59, mar-abr; (Volume 2): pp. 157-62, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000200007. Acesso em 06 nov. 2019.
JUNQUEIRA, R. D. A ideologia de gênero existe, mas não é aquilo que você pensa que é. In: CÁSSIO, F. (Org.). Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar.São Paulo: Boitempo, 2019.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
NUNES, C. A. Desvendando a sexualidade. 3.ed. Campinas: Papirus, 1997.
NUNES, C. Educar para a emancipação. Florianópolis, SC: Sophos, 2003.
PFEIFFER, L.; SALVAGNI, E. P. Abuso sexual na infância e adolescência. Jornal de Pediatria -.
J. Pediatr. (Rio J.). Vol. 81, Nº5 (supl), 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000700010. Acesso em: 10 fev. 2020.
RIBEIRO, P. R. M. Os momentos históricos da educação sexual no Brasil. In: RIBEIRO, P. R. M. (Org.). Sexualidade e educação: aproximações necessárias. SÃO PAULO: ARTE & CIÊNCIA, 2004.
SANTOS, E. S.; CONCEIÇÃO, I. M.; MOURA, P. A. Gravidez e abandono escolar de adolescentes negras: qual o papel da escola nesse contexto? In: 10 ENFOPE, Aracaju, SE. Anais... UNIT, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/5268. Acesso em: 01 mar. 2020.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. 473p.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SILVA, L. M. M.; SANTOS, S. P. Sexualidade e formação docente: representações de futuro professores/as de Ciências e Biologia. In:
ENPEC, 8., Campinas, SP. Anais... São Paulo: Abrapec, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0835-1.pdf. Acesso em: 05 jan. 2020.
SILVA, M. M. Pedagogia histórico-crítica e sexualidade na educação escolar: considerações a partir da análise do tema “Orientação sexual” nos parâmetros curriculares nacionais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 78-88, jun. 2015. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9684. Acesso em: 11 nov. 2019.
TOZONI-REIS, M.F.C. Metodologia de Pesquisa Científica. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.