Docência na Educação Infantil: desafios diante de comportamentos agressivos das crianças

Autores/as

  • Walquíria Souza Euzébio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Iza Rodrigues Luz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação (FaE), Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250376

Palabras clave:

Docência, Educação infantil, Agressividade

Resumen

Este artigo tem como foco as ações de professoras da Educação Infantil diante de comportamentos das crianças consideradas agressivas. O referencial teórico, que tem como principal autor a teoria de Winnicott sobre a agressividade, conjuga estudos da Educação e Psicanálise. A pesquisa foi realizada com 5 professoras da Educação Infantil e 36 crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte/MG. Através da observação participante e entrevistas semiestruturadas identificamos que para as professoras os comportamentos agressivos das crianças eram ações como morder, bater, empurrar, gritar, fazer “birra”, dizer palavras hostis e/ou instigar o colega a agir/falar agressivamente. Como resposta a essas ações as professoras ameaçavam e castigavam as crianças. Argumentamos aqui, que reconhecer a agressividade como constitutiva é um dos possíveis caminhos para práticas de acolhimento às crianças. 

Biografía del autor/a

Iza Rodrigues Luz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação (FaE), Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social

Possui graduação em Psicologia - Psicólogo pela Universidade de Brasília (1998), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da FaE/UFMG (2017-2019). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, seus projetos de ensino, pesquisa e extensão se concentram principalmente nos seguintes temas/áreas: Relações entre crianças e adultos em contextos escolares e não-escolares; Educação Infantil em contextos urbanos e rurais; Formação de professores da/na Educação Infantil, Agressividade na primeira infância; Infância e processo de desenvolvimento humano. 


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Publicado

2021-06-29

Número

Sección

Dossier “Conflictos, violencia, acoso escolar: ¿problemas de convivencia potenciados por la pandemia?