Neoliberalismo e educação brasileira: a dominância financeira no capitalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254226Palabras clave:
neoliberalismo, educação, capital financeiro.Resumen
O capital sofre desde a década de 1970 crises cada vez mais graves. Em grande parte, isso tem piorado após as medidas adotadas pelo neoliberalismo, o qual tem estimulado reformas estruturais que desmontam por completo o pouco que restava ainda do social-liberalismo. O Estado, para assegurar os lucros dos capitalistas, adota políticas de austeridade, retira direitos, promove privatizações, boicota sindicatos, utiliza-se dos fundos públicos para interesses rentistas etc. A educação pública perde investimentos enquanto os recursos da receita nacional são orientados para o setor privado e para o pagamento das obrigações estatais. Este estudo demonstra que o descaso com a educação não se dá por acaso, pois a precarização do ensino público tem produzido imensos conglomerados educacionais que expandem seus investimentos, inclusive para o mercado financeiro.
Citas
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: GENTILI, Pablo; SADER, Emir (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. Ascensão e crise do governo Dilma Rousseff e o golpe de 2016: poder estrutural, contradição e ideologia. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rec/v21n2/1415-9848-rec-21-02-e172129.pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.
BORÓN, Atilio. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: GENTILI, Pablo; SADER, Emir (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BRETTAS, Tatiana. Dívida pública: uma varinha de condão sobre os recursos do fundo público. In: SALVADOR, Evilásio et al. Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.
CARCANHOLO, Marcelo Dias. A vulnerabilidade econômica do Brasil: abertura externa a partir dos anos 90. Aparecida: Ideias e Letras, 2005.
CHAGAS, Juary. Marxismo, educação e pedagogia socialista. In: NOMERIANO, Aline Soares; SILVA, Renalvo Cavalcante; GUIMARÃES, Vicente José Barreto (Org.). As políticas educacionais no contexto dos limites absolutos do Estado e do capital em crise. Maceió: Coletivo Veredas, 2017.
CISLAGHI, Juliana Fiuza. Financiamento do ensino superior no Brasil: novos e antigos mecanismos de privatização do fundo público. In: Salvador, Evilásio et al. (orgs.).
Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.
COGGIOLA, Osvaldo. Neoliberalismo, futuro do capitalismo? In: KATZ, Claudio. Neoliberalismo ou crise do capital? São Paulo: Xamã, 1996.
DUMÉNIL, Gérard; LÉVY, Dominique. A crise do neoliberalismo. Tradução: Paulo Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2014.
GALZERANO, Luciana Sardenha; MINTO, Lalo Watanabe. Capital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatização. In: ECCOS Revista Científica. São Paulo, nº 47, p. 61-80, set./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10740>. Acesso em: 10 de março de 2022.
LUCE, Mathias Seibel. Teoria marxista da dependência: problemas e categorias – uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LUKÁCS, György. Para a ontologia do ser social. Tradução: Sergio Lessa. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução: Rubens Aderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Tradução: Paulo Cezar Castanheira e Sergio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
PAULANI, Leda. Brasil delivery: servidão financeira e estado de emergência. São Paulo: Boitempo, 2008.
TRINDADE, José Raimundo. Crítica da economia política da dívida pública e do sistema de crédito capitalista: uma abordagem marxista. Curitiba: CRV, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.




