Ensino de ciências naturais: Perspectivas de um grupo de professoras
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.256613Palavras-chave:
Ensino de Ciências Naturais, Formação Continuada de Professores, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Resumo
A complexidade do ensino de Ciências Naturais no início da escolarização infantil tem promovido discussões, no sentido de favorecer a reconfiguração das concepções sobre a aprendizagem de conceitos científicos, assim como o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais condizentes com uma formação científica de qualidade. O presente artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado que realizou uma proposta de formação continuada compartilhada, no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da organização de encontros coletivos na escola, estruturou-se um grupo de estudos sobre o ensino de Ciências Naturais. Os encontros coletivos realizados possibilitaram a construção de saberes que foram (re)construídos de maneira compartilhada, sendo que as professoras articularam os conhecimentos adquiridos durante a trajetória de formação e atuação com novas possibilidades, resultantes da construção coletiva de um trabalho reflexivo que permitiu qualificar a prática pedagógica.Referências
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