Ensino de ciências naturais: Perspectivas de um grupo de professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.256613

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Naturais, Formação Continuada de Professores, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

A complexidade do ensino de Ciências Naturais no início da escolarização infantil tem promovido discussões, no sentido de favorecer a reconfiguração das concepções sobre a aprendizagem de conceitos científicos, assim como o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais condizentes com uma formação científica de qualidade. O presente artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado que realizou uma proposta de formação continuada compartilhada, no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da organização de encontros coletivos na escola, estruturou-se um grupo de estudos sobre o ensino de Ciências Naturais. Os encontros coletivos realizados possibilitaram a construção de saberes que foram (re)construídos de maneira compartilhada, sendo que as professoras articularam os conhecimentos adquiridos durante a trajetória de formação e atuação com novas possibilidades, resultantes da construção coletiva de um trabalho reflexivo que permitiu qualificar a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Aline Juliana Oja Persicheto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência (Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência - UNESP, Bauru, 2016), Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar, 2011) e graduada em Pedagogia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008). Realizou o Estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Unesp de Araraquara no período de 2020 a 2022. Atuou como Tutora Virtual do curso de Pedagogia a distância da UAB-UFSCar de 2011 a 2016 e especializou-se na docência on-line a partir do Programa de Residência Pedagógica em Educação a Distância oferecido pela UFSCar (2015-2016). Tem experiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) desde 2006, atuando também na Coordenação Pedagógica (2013-2014) neste nível de ensino. Trabalha como Professora da Educação Básica (Anos Iniciais) e atua como docente no curso de Pedagogia de uma instituição privada. Desenvolve seus estudos e pesquisas nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores, Alfabetização, Práticas Pedagógicas, Infância e Ensino de Ciências.

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Publicado

22-12-2022

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua