Elementos para uma história social das ciências sociais americanas: Uma crônica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.256667

Palabras clave:

Erving Goffman, formação intelectual, História das ciências sociais, Sociologia americana.

Resumen

A entrevista com Erving Goffman (1922-1982) a seguir foi realizada em 1980 pelo pesquisador francês Yves Winkin. Atendendo as exigências de Goffman, Winkin realizou esta entrevista sem fazer uso de gravadores, recorrendo principalmente às anotações registradas ao longo do encontro. Winkin apresenta elementos do itinerário intelectual de Goffman, tais como os professores que marcaram sua formação, os problemas relativos ao reconhecimento acadêmico no campo universitário americano e suas contestações contra o rótulo de interacionista simbólico.

Biografía del autor/a

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2014) e Doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001). 

Tiago Ribeiro Santos, Universidade de Lorraine (UL)

Professor-pesquisador em regime contratual e de dedicação exclusiva na Université de Lorraine, Nancy, França. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2022-12-22

Número

Sección

Tradução