A EMERGÊNCIA DO CAMPO ACADÊMICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL EM DIFERENTES PAÍSES
Mots-clés :
Política educacional, Campo acadêmico, Pierre BourdieuRésumé
Apresenta um panorama da emergência da política educacional como campo acadêmico, no Brasil, Argentina, Espanha, Reino Unido, Portugal e Estados Unidos. O artigo parte da explanação do conceito de campo, na teoria de Pierre Bourdieu. Com base na literatura, argumenta que o campo da política educacional, como um campo específico e autônomo de investigação, surge no contexto da ciência política (década de 1940). A partir da década de 1960, em diferentes países, firma-se como um campo acadêmico específico e autônomo, mas em permanente construção.
Références
ALVES, I. Técnica e política educacional. Rio de Janeiro: Revista Infância e Juventude, 1937.
AFONSO, A. J. Reforma do estado e políticas educacionais: entre a crise do estadonação e a emergência da regulação supranacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 75, p. 15-32, ago. 2001.
AFONSO, A. J. Estado, globalização e políticas educacionais: elementos para uma agenda de investigação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 35-46, jan./abr. 2003.
AZEVEDO, J. M. L. de; AGUIAR, M. A. A produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 77, p. 49-70, set./dez. 2001.
BALL, S. J. Politics and policy making in education: explorations in policy sociology. New York: Routledge, 1990.
BALL, S. J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.
BARRETTO, E. S. de S. Políticas públicas de educação: atual marcos de análise. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 90, p. 5-14, 1994.
BARRETTO, E. S. de S. Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 44, p. 493-506, 2009.
BARRETTO, E. S. de S.; PINTO, R. P. Avaliação de programas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M. do C. B. (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: Instituto de Estudos Especiais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001. p. 101-126.
BASCIA, N.; CUMMING, A.; DATNOW, A.; LEITHWOOD, K.; LIVINGSTONE, D. (Eds.). International Handbook of Educational Policy. Dordrecht: Springer, 2005.
BATHMAKER, A.-M. Thinking with Bourdieu: thinking after Bourdieu. Using ‘field’ to consider in/equalities in the changing field of English higher education. Cambridge Journal of Education, v. 45, n. 1, p. 61-80, 2015.
BELL, L.; STEVENSON, H. Education policy process, themes and impact. Abingdon, Oxon: Routledge, 2006.
BELLO, I. M.; JACOMINI, M. A.; MINHOTO, M. A. P. Pesquisa em política educacional no Brasil (2000- 2010) uma análise de teses e dissertações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 369-394, jul./dez 2014.
BOURDIEU, P. The field of cultural production: essays on art and literature. Cambridge: Polity Press, 1993.
BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de século, 2003.
BOWE, R.; BALL, S. J.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
CARVALHO, L. M. A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. (e-book).
CIBULKA, J. G. Policy analysis and the study of the politics of education. Journal of Education Policy, v. 9, n. 5, p. 105-125, 1994.
CIZEK, G. J. Handbook of educational policy. San Diego; London: Academic Press, 1999.
COOPER, B. S.; CIBULKA, J. G.; FUSARELLI, L. D. (Eds.). Handbook of education politics and policy. 2. ed. New York: Routledge, 2015.
CUNHA, K. S. Teoria do discurso e conceito de campo: categorias para análise das políticas educacionais. . Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 1-29, jul./dez. 2016.
DALE, R. The State and education policy. Milton Keynes: Open University, 1989.
DIÓGENES, E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 333-353, jul./dez. 2014.
EVERS, J.; KNEYBER, R. (Eds.). Flip the system: changing education from the ground up. Abingdon, Oxon: Routledge, 2016.
FARIA, C. A. P. de. A multidisciplinaridade no estudo das políticas públicas. In: MARQUES, E.; FARIA, C. A. P. de. (Orgs.). A política pública como campo multidisciplinar. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013. p. 11-21.
FARIAS, D. R.; AMARAL, L. M. S. do; SOARES, R. C. Biobibliografia de Anísio Teixeira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 207-242, jan./dez. 2001.
FÁVERO, A. A.; TONIETO, C.O lugar da teoria na pesquisa em política educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, jul./dez. 2016.
FUHRMAN, S. H.; COHEN, D. K.; MOSHER, F. (Eds.). The state of educational policy research. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
GALE, T. Critical policy sociology: historiography, archaeology and genealogy as methods of policy analysis. Journal of Education Policy, v. 16, n. 5, p. 379-393, 2001.
GARCIAS FRANCO, J. S. El surgimiento del campo de la política educativa en Argentina: los casos de las Universidades Nacionales de Buenos Aires y La Plata. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 461-484, jul./dez. 2014.
GEWIRTZ, S.; CRIBB, A. What to do about values in social research: the case of ethical reflexivity in the sociology of education. British Journal of Sociology of Education, v. 27, n. 1, p. 141-155, 2006.
GEWIRTZ, S.; CRIBB, A. Understanding education: a sociological perspective. Cambridge: Polity Press, 2009.
GIBTON, D. Researching education policy, public policy, and policymakers: qualitative methods and ethical issues. Abingdon, Oxon: Routledge, 2016.
GÓMEZ CAMPO, V. M.; TENTI FANFANI, E. Universidad y profesiones: crisis y alternativas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 1989.
HALPIN, D.; TROYNA, B. (Eds.). Researching education policy: ethical and methodological issues. London: The Falmer Press, 1994.
HECK, R. H. Studying educational and social policy: theoretical concepts and research methods. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
HEY, A. P. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a Educação Superior no Brasil. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
LEÃO, A. C. Introdução à administração escolar. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1945.
LERNER, D.; LASSWELL, H. (Eds.). The Policy Sciences: recent developments in scope and method. California: Stanford University Press, 1951.
LINGARD, B.; OZGA, J. (Eds.). The RoutledgeFalmer Reader in Education Policy and Politics. Abingdon, Oxon: Routledge, 2007.
MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr. 2009.
MAINARDES, J. Reflexiones sobre el objeto de estudio de la política educativa. In: TELLO, C. (Comp.). Los objetos de estudio de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015. Libro digital, EPUB. p. 25-42.
MAINARDES, J.; ALFERES, M. A. Sociologia das políticas educacionais: contribuições de Roger Dale. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 392-416, maio/ago. 2014.
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. dos S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.
MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-18, jul. 2016.
MANGEZ, E.; HILGERS, M. The field of knowledge and the policy field in education: PISA and the production of knowledge for policy. European Educational Research Journal, v. 11, n. 2, p. 189-205, 2012.
MARCON, Telmo. Epistemologia e política educacional: contribuições de Santos e Wallerstein. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 30-55, jan./jun. 2016.
MATON, K. A question of autonomy: Bourdieu’s field approach and higher education policy. Journal of Education Policy, v. 20, n. 6, p. 687-704, 2005.
MELO, M. A. Estado, governo e políticas públicas. In: MICELI, S. (Org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995): ciência política. São Paulo: Sumaré, 1999. v. 3. p. 59-99.
MENEZES, D. Political science in Brazil during the last thirty years. In: UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Contemporary political science: a survey of methods, research and teaching. Paris: Unesco, 1950. p. 228-232.
MOREIRA, L. P. Desafios da pesquisa em política educacional: reflexões sobre modelos e abordagens. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 90-104, jan./jun. 2016.
OLSSEN, M.; CODD, J.; O’NEILL, A-M. Education policy globalization, citizenship & democracy. London: SAGE Publications, 2004.
OZGA, J. Studying educational policy through the lives of policy makers: an attempt to close the macro-micro gap. In: WALKER, S.; BARTON, L. (Eds.). Changing policies, changing teachers. Milton Keynes: Open University Press, 1987. p. 138-150.
OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestação. Porto: Porto Editora, 2000.
PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 1-17, jul./dez. 2016.
PUELLES BENÍTEZ, M. de. Reflections on education policy in Spain: a problematic discipline. New Approaches in Educational Research, v. 2, n. 2, p. 48-53, jul. 2013.
RAWOLLE, S.; LINGARD, B. The sociology of Pierre Bourdieu and researching education policy. Journal of Education Policy, v. 23, n. 6, p. 729-741, 2008.
RIBEIRO, J. Q. Fayolismo na administração de escolas públicas. São Paulo: Linotechnica, 1938.
RIZVI, F.; LINGARD, B. Globalizing education policy. Abingdon, Oxon: Routledge, 2010.
RUS PEREZ, J. R. Avaliação do processo de implementação: algumas questões metodológicas. In: RICO, E. M. (Org.). Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 65-73.
RUS PEREZ, J. R. Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1179-1193, out./dez. 2010.
SANDER, B. A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, p. 41-54, jan./jun. 2005.
SANDER, B. Introdução à história da ANPAE como entidade educacional da sociedade civil. In: SANDER, B. (Org.). ANPAE – Relatório de Gestão 2006-2011: sonhos e realizações. Niterói, RJ: Edições ANPAE, 2011. p. 271-285. (Coleção Biblioteca ANPAE, Série Cadernos, n. 12).
SANTOS, A. L. F. dos. A Pós-Graduação em Educação e o tratamento do tema política educacional: uma análise da produção do conhecimento no Nordeste do Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009.
SANTOS, A. L. F. dos. Conhecimento e interesse: analisando fatores que influenciam a constituição do campo acadêmico da pesquisa sobre política educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 161-180, jan./abr. 2014.
SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A Pós-Graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009.
SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. Regulação e legitimação da pesquisa sobre a política educacional como campo acadêmico: um estudo a partir dos programas de Pós-Graduação do Nordeste brasileiro. In: GOMES, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de (Orgs.). Reconfiguração do campo da educação superior. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 71-93. (Série Estudos em Políticas Públicas e Educação).
SCHEURICH, J. Policy archaeology: A new policy studies methodology. Journal of Education Policy, v. 9, n. 4, p. 297-316, 1994.
SCRIBNER, J. D.; ALEMAN, E.; MAXCY, B. Emergence of the politics of education field: making sense of the messy center. Educational Administration Quarterly, v. 39, n. 1, p. 10-40, 2003.
SCRIBNER, J. D.; LAYTON, D. H. (Eds.). The Study of Educational Politics. The 1994 Commemorative Yearbook of the Politics of Education Association (1969-1994). London: The Falmer Press, 1995.
SHORE, C.; WRIGHT, S. (Eds.). Anthropology of policy: critical perspectives on governance and power. London: Routledge, 1997.
SILVA, A.A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Sant’Ana: UEFS Editora, 2016.
SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, jul./ dez. 2016.
SOUZA, A. R. de. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014.
SOUZA, A. R. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 75-89, jan./jun. 2016.
STREMEL, S. Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional: levantamento bibliográfico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 533-772, jul./dez. 2014.
STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. A constituição do campo da política educacional no Brasil: notas sobre a periodização. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 7., 2013, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2013. p. 1-15.
SUASNÁBAR, C.; PALAMIDESSI, M. Notas para una historia del campo de producción de conocimientos sobre educación en la Argentina. In: PALAMIDESSI, M; SUASNÁBAR, C.; GALARZA, D. (Comps.). Educación, conocimiento y política: Argentina, 1983-2003. Buenos Aires: Manantial, 2007. p. 39-63.
SYKES, G.; SCHNEIDER, B.; PLANK, D. N. (Eds.). Handbook of education policy research. New York: AERA; Routledge, 2009.
TEIXEIRA, A. S. Educação pública, sua organização e administração. Rio de Janeiro: Departamento de Educação do Distrito Federal, 1935.
TELLO, C. Las epistemologías de la política educativa en Latinoamérica: notas históricas y epistemológicas sobre el campo. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 19, n. 2, p. 282-299, jul./dez. 2012.
TELLO, C. (Coord. y Comp.). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013a.
TELLO, C. Las epistemologías de la política educativa: notas históricas y epistemológicas sobre el campo. In: TELLO, C. (Coord. y Comp.). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013b. p. 23-68.
TELLO, C. El campo teórico de la política educacional: modelos, abordajes y objetos de estudio. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, n. 14, p. 62-75, jul./dez. 2013c.
TELLO, C. The theoretical field of education policy: characteristics, objects of study, and mediations. A Latin American perspective. American Journal of Educational Research, v. 2, n. 4, p. 197-203, 2014.
TELLO, C. La/s política/s educativa/s. Campo teórico, campo de intervención y la preocupación ética en la investigación. Curso de Posgrado. UNLP-ReLePe. Buenos Aires, 2015a. p. 1-29.
TELLO, C. (Comp.). Los objetos de estudios de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015b.
TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015a.
TELLO, C.; MAINARDES, J. Pluralismos e investigación en política educativa: una perspectiva epistemológica Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 20, n. 66, p. 763-788, 2015b.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Contemporary political science: a survey of methods, research and teaching. Paris: Unesco, 1950.
WACQUANT, L. J. D. Towards a reflexive sociology: a workshop with Pierre Bourdieu. Sociological Theory, v. 7, n. 1, p. 26-63, 1989.
WACQUANT, L. Pierre Bourdieu. In: Stones, R. (Ed.). Key sociological thinkers. 2. ed. London: Macmillan, 2007. p. 261-277.
WALFORD, G. (Ed.). Investigating educational policy through ethnography. Amsterdam; New York; Oxford: JAI Press, 2003. (Studies in Educational Ethnography, v. 8).
WEBB, P. T.; GULSON, K. N. Policy scientificity 3.0: theory and policy analysis in-and-for this world and other-worlds. Critical Studies in Education, v. 56, n. 1, p. 161-174, 2015a.
WEBB, P. T.; GULSON, K. N. Policy, Geophilosophy and Education. Rotterdam: Sense Publishers, 2015b.
WHITTY, G. Making sense of education policy: studies in the sociology and politics of education. London: Paul Chapman Publishing, 2002.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.