A cultura escolar e as especificidades dos currículos ocultos
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.249424Mots-clés :
Cultura escolar, Habitus, Currículo OcultoRésumé
Neste trabalho versou-se sobre a dimensão significante da escola e suas consequências para a formação de crianças e adolescentes, os quais, a partir dessa passagem em suas vivências, ingressarão na esfera pública passando pelo crivo da legitimidade do currículo escolar e seus valores socialmente fundados. O processo de escolarização e suas consequências para a formação de indivíduos deve ser explorada inicialmente pela construção ou/e desconstrução do(s) conceito(s) de cultura e suas implicações para a formação de uma possível concepção de cultura escolar. Essa particularidade escolar existe na acepção de inúmeros autores, dentre eles Pérez-Gómez, mas assume outra face nas ideias de Félix Guattari, que afirma ser a escola apenas uma instituição pela qual perpassa uma cultura capitalística a qual atinge todos os âmbitos da existência, para tudo que produz semiótica. Considerou-se também para a discussão o conceito de habitus de Pierre Bourdieu. Para tanto, o conceito de cultura foi discutido, assim como suas implicações para a formação de uma possível cultura escolar. As questões que nortearam este trabalho foram: a) essa especificidade cultural existe e quais as conseqüências para sua interrelação com a cultura ou as “culturas” que estão além dos muros? b) Qual a especificidade do ambiente escolar e por que “culturas” é atravessado? c) o currículo invisível, segundo a acepção de Perez, incide sobre a especificidade cultural escolar ou é apenas uma variável da simbiose escola-contexto macroestrutural, em especial a nova ordem neoliberal? d) como se formam novos habitus através da intervenção neoliberal?Références
ALTHUSSER, L. P. Aparelhos Ideológicos de Estado. 7ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Editora Vozes. Petrópolis. Rio de Janeiro.2007.
__________. Razões Práticas. Sobre a teoria da ação. 8° edição. Tradução Mariza Corrêa. Papirus Editora. Campinas-Sp, 1996.
CANDIDO, Antonio. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz;
FORACCHI, Marialice M. Educação e Sociedade. 6. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1971.
DAYRELL, J. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. Tradução Sandra Castello Branco. Editora UNESP. São Paulo, 2005.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. edª16. Rio de Janeiro: Graal. 2001.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. l.ed., IS.reimpr. - Rio de Janeiro :LTC, 2008
GÓMEZ, Pérez. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História” in Antropologia Estrutural II Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, capítulo XVIII, pp 328-366.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




