A imprensa e os intelectuais em Mato Grosso: espaços de sociabilidades e circulação de ideias no final do século XIX
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252488Mots-clés :
Imprensa periódica, Mato Grosso, Intelectuais.Résumé
As reflexões apresentadas pautam-se no exame da imprensa periódica de Mato Grosso, no tocante à investigação de aspectos relacionados ao papel exercido por este suporte, na formatação de intelectuais mediadores entre o conhecimento e a sociedade durante os anos de 1880 a 1920. Os jornalistas, categoria, à época, ainda fluída em termos profissionais, desfrutavam de legitimidade social, vinculando-se à produção, circulação e divulgação de valores (MICELI, 2001), e são tomados como intelectuais “no sentido do escritor ou erudito que se posiciona sobre questões públicas” (BURKE, 2016, p. 51). Partindo de uma conceituação ampla de intelectuais, tal como proposta por Jean-François Sirinelli (1998, 2003), incluem-se professores e educadores profissionais nessa investigação.
Références
A Provincia de Matto Grosso. Edições de 1880 a 1890. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010.
O Brazil. Edições de 1900 a 1910. Corumbá. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso (Cuiabá), 2010.
Republicano. Edições de 1890 a 1920. Cuiabá. 2010. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010; Arquivo Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: APE-MS, 2011.
Oasis. Edições de 1880 a 1900. Corumbá. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010.
Autonomista. Edições de 1900 a 1910. Corumbá. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010.
Anuário Estatístico do Brazil, vol III (1908-1912). Rio de Janeiro. Typographia da Estatística. 1927. Disponível www.biblioteca.ibge.gov.br Acessado em 18 de outubro de 2012.
BRASIL. Recenseamento da População Brasileira (1890, 1900, 1920). Volume I ao IV. Disponível biblioteca.ibge.gov.br. Acessado em 14 de maio de 2018.
BRASIL. Recenseamento do Brazil: 1920. Rio de Janeiro. Typografia da Estatística. 1928.
AMORIN, Romulo Pinheiro de. FERREIRA, Márcia dos Santos. Intelectuais e Educação em Mato Grosso nos anos 1960. Educação e Fronteiras On-Line. Dourados, Mato Grosso do Sul: Editora da UFGD, v.5, n.15, p. 61-74, set./dez. 2015.
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução Claudia Freire. 1. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
CHARLE, Christophe. Nascimento dos intelectuais contemporâneos (1860-1898). História da Educação. Tradução Maria Helena Câmara Bastos. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14, set.2003, p. 141-156.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. USP. n. 11 (5), p. 173-191, São Paulo, 1991.
CORREA, Adriana Cateli. Obreiros do Progresso: a liga matogrossense de livres pensadores (1909 – 1914). Cuiabá, Monografia (Especialização em História) – Departamento de Historia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso. 2002.
DUTRA, Eliana. Circuitos da mediação intelectual no Brasil e na Argentina: literaturas nacionais e trocas culturais transnacionais. In: GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. (orgs.) Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
FALCO, Sthefany Ribeiro & PINTO, Adriana Aparecida. Revistas como fonte para o estudo da História das Mulheres – REVISTA MATTO-GROSSO (1904-1915). Anais Eletrônicos do VIII Congresso Internacional de História. UEM: Maringá. 2017.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Editoração, sociabilidades intelectuais e mediação cultural: a ação de prefaciadores na publicação das obras copletas de Rui Barbosa – (1939/1949). In: GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. (orgs.) Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
FRANCO, Gilmara Yoshihara. O binóculo e a pena: a construção da identidade mato-grossense sob a ótica virgiliana (1920-1940). Dourados, MS: Editora da UFGD, 2009.
GALLETTI, Lylia da S. Guedes. Nos Confins da civilização: sertão, fronteira e identidade nas representações sobre Mato Grosso. Tese (Doutorado em História) FFLCH/USP, 2000.
GALLETTI, Lylia da S. Guedes. Sertão, Fronteira, Brasil: imagens de Mato Grosso no mapa da civilização. Cuiabá, MT: Entrelinhas: EdUFMT, 2012. (livro)
GOMES, Angela de Castro. História & Historiadores. 1ª. reimpr. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas. 2013.
GOMES, Ângela de Castro; ABREU, Martha. A nova “Velha” República: um pouco de história e historiografia. Revista Scielo Brasil, UFF, Niterói, RJ, vol. 13, n. 26, Apresentação, p. 01-14, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a01v1326.pdf. Acessado em: 15 de agosto de 2012
GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. (orgs.) Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GONÇALVES, Roberta Ferreira. A escola em brincadeiras: intelectuais e nação na criação da revista O Tico-Tico. In: CARULA, Karoline. ENGEL, Magali Gouveia. CORRÊA, Maria Letícia. Os intelectuais e nação: educação, saúde e a construção de um Brasil moderno. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013. (p. 113-140)
GONDRA, José Gonçalves. Instrução, Intelectualidade, Império: apontamentos a partir do caso brasileiro. In: VAGO, Tarcício Mauro. INACIO, Marcilaine Soares. HAMDAM, Juliana Cesário. SANTOS, Hercules Pimenta dos. (orgs.) Intelectuais e Escola Publica no Brasil: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. (p.47-78)
GUIMARES, Valéria. Imprensa franco-brasileira e mediação: Rio de Janeiro e São Paulo, século XIX-XX. In: LUCA, Tania Regina de; GUIMARAES, Valéria. (orgs.) Imprensa Estrangeira Publicada no Brasil: primeiras incursões. São Paulo: Rafael Copetti Editor, CNPq, 2017. p. 88.
LOPES, Gabriella Assumpção da Silva Santos. Modos, formas e costumes para a educação feminina nas páginas da Revista Popular – Rio de Janeiro (1859-1862). Relatório do Exame de Qualificação. Programa de Pós-Graduação em História, UFGD, Dourados. Agosto, 2018. (Orientadora: Adriana Aparecida Pinto).
MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PITALUGA, Paulo. Instituto histórico de Mato Grosso. www2.unemat.br/.../Instituto%20Histórico%20e%20Geográfico%20de%Mato%20... Acessado em 14 de junho de 2017.
PINTO, Adriana Aparecida. Relatório de Pós-doutorado. Faculdade de Ciências e Letras, (mimeo) UNESP, 2018. Assis, SP.
PINTO, Adriana Aparecida. A Revista Matto Grosso em um itinerário de pesquisa: Mapeamento da Revista Matto-Grosso em Arquivos de Cuiabá. Mimeo. Cuiabá, 2010.
PINTO, Adriana Aparecida. Nas páginas da imprensa: instrução/educação nos jornais em Mato Grosso: 1880-1910. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, 2013 Araraquara, SP.
SENA, Ernesto Cerveira de. Entre anarquizadores e pessoas de costumes: a dinâmica de política nas fronteiras do Império – Mato Grosso (1834-1870). Cuiabá, MT: EdUFMT: Carlini&Caniato, 2009.
SILVA, Marijane Silveira da. SÁ, Nicanor Palhares. Intelectuais e discursos educacionais veiculados pelo jornal O Matto-Grosso (1910-1930). Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá, MT, 2015
SIRINELLI, Jean-François. As elites culturais. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. (dir.) Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. Coleção Nova História.
SIRINELLI, Jean-François. Jean-Paul Sarte: um intelectual engajado. NOVAES, Adauto (org.) O Silencio dos Intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. (p. 161-171)
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. (org.) Por uma história política. tradução Dora Rocha. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
SOUZA, João Carlos de. O Sertão Cosmopolita: tensões da modernidade de Corumbá. (1872-1918). São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2008.
VAGO, Tarcício Mauro. INACIO, Marcilaine Soares. HAMDAM, Juliana Cesário. SANTOS, Hercules Pimenta dos. (orgs.) Intelectuais e Escola Publica no Brasil: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.VAGO et. al. 2009, p. 8.
ZORZATO, Osvaldo. Conciliação e Identidade: construções sobre a historiografia de Mato Grosso (1904-1983). Tese (Doutorado em História) Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP. 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.