A imprensa e os intelectuais em Mato Grosso: espaços de sociabilidades e circulação de ideias no final do século XIX

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252488

Mots-clés :

Imprensa periódica, Mato Grosso, Intelectuais.

Résumé

As reflexões apresentadas pautam-se no exame da imprensa periódica de Mato Grosso, no tocante à investigação de aspectos relacionados ao papel exercido por este suporte, na formatação de intelectuais mediadores entre o conhecimento e a sociedade durante os anos de 1880 a 1920. Os jornalistas, categoria, à época, ainda fluída em termos profissionais, desfrutavam de legitimidade social, vinculando-se à produção, circulação e divulgação de valores (MICELI, 2001), e são tomados como intelectuais “no sentido do escritor ou erudito que se posiciona sobre questões públicas” (BURKE, 2016, p. 51). Partindo de uma conceituação ampla de intelectuais, tal como proposta por Jean-François Sirinelli (1998, 2003), incluem-se professores e educadores profissionais nessa investigação.

Biographie de l'auteur

Adriana Aparecida Pinto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Associada I - Curso de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD), ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado em Licenciatura (I, II e III) e Ensino de História (II e III); Docente Orientador da Área de História no Programa Residência Pedagógica – PRP/UFGD; Membro da equipe do Laboratório de Ensino de História - LABhis. Líder do GEPEHED – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, História e Educação, certificado pelo CNPq. E-mail: adrianaaparecida@ufgd.edu.br

Références

A Provincia de Matto Grosso. Edições de 1880 a 1890. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010.

O Brazil. Edições de 1900 a 1910. Corumbá. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso (Cuiabá), 2010.

Republicano. Edições de 1890 a 1920. Cuiabá. 2010. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010; Arquivo Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: APE-MS, 2011.

Oasis. Edições de 1880 a 1900. Corumbá. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010.

Autonomista. Edições de 1900 a 1910. Corumbá. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 2010.

Anuário Estatístico do Brazil, vol III (1908-1912). Rio de Janeiro. Typographia da Estatística. 1927. Disponível www.biblioteca.ibge.gov.br Acessado em 18 de outubro de 2012.

BRASIL. Recenseamento da População Brasileira (1890, 1900, 1920). Volume I ao IV. Disponível biblioteca.ibge.gov.br. Acessado em 14 de maio de 2018.

BRASIL. Recenseamento do Brazil: 1920. Rio de Janeiro. Typografia da Estatística. 1928.

AMORIN, Romulo Pinheiro de. FERREIRA, Márcia dos Santos. Intelectuais e Educação em Mato Grosso nos anos 1960. Educação e Fronteiras On-Line. Dourados, Mato Grosso do Sul: Editora da UFGD, v.5, n.15, p. 61-74, set./dez. 2015.

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução Claudia Freire. 1. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CHARLE, Christophe. Nascimento dos intelectuais contemporâneos (1860-1898). História da Educação. Tradução Maria Helena Câmara Bastos. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14, set.2003, p. 141-156.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. USP. n. 11 (5), p. 173-191, São Paulo, 1991.

CORREA, Adriana Cateli. Obreiros do Progresso: a liga matogrossense de livres pensadores (1909 – 1914). Cuiabá, Monografia (Especialização em História) – Departamento de Historia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso. 2002.

DUTRA, Eliana. Circuitos da mediação intelectual no Brasil e na Argentina: literaturas nacionais e trocas culturais transnacionais. In: GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. (orgs.) Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

FALCO, Sthefany Ribeiro & PINTO, Adriana Aparecida. Revistas como fonte para o estudo da História das Mulheres – REVISTA MATTO-GROSSO (1904-1915). Anais Eletrônicos do VIII Congresso Internacional de História. UEM: Maringá. 2017.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Editoração, sociabilidades intelectuais e mediação cultural: a ação de prefaciadores na publicação das obras copletas de Rui Barbosa – (1939/1949). In: GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. (orgs.) Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

FRANCO, Gilmara Yoshihara. O binóculo e a pena: a construção da identidade mato-grossense sob a ótica virgiliana (1920-1940). Dourados, MS: Editora da UFGD, 2009.

GALLETTI, Lylia da S. Guedes. Nos Confins da civilização: sertão, fronteira e identidade nas representações sobre Mato Grosso. Tese (Doutorado em História) FFLCH/USP, 2000.

GALLETTI, Lylia da S. Guedes. Sertão, Fronteira, Brasil: imagens de Mato Grosso no mapa da civilização. Cuiabá, MT: Entrelinhas: EdUFMT, 2012. (livro)

GOMES, Angela de Castro. História & Historiadores. 1ª. reimpr. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas. 2013.

GOMES, Ângela de Castro; ABREU, Martha. A nova “Velha” República: um pouco de história e historiografia. Revista Scielo Brasil, UFF, Niterói, RJ, vol. 13, n. 26, Apresentação, p. 01-14, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a01v1326.pdf. Acessado em: 15 de agosto de 2012

GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. (orgs.) Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GONÇALVES, Roberta Ferreira. A escola em brincadeiras: intelectuais e nação na criação da revista O Tico-Tico. In: CARULA, Karoline. ENGEL, Magali Gouveia. CORRÊA, Maria Letícia. Os intelectuais e nação: educação, saúde e a construção de um Brasil moderno. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013. (p. 113-140)

GONDRA, José Gonçalves. Instrução, Intelectualidade, Império: apontamentos a partir do caso brasileiro. In: VAGO, Tarcício Mauro. INACIO, Marcilaine Soares. HAMDAM, Juliana Cesário. SANTOS, Hercules Pimenta dos. (orgs.) Intelectuais e Escola Publica no Brasil: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. (p.47-78)

GUIMARES, Valéria. Imprensa franco-brasileira e mediação: Rio de Janeiro e São Paulo, século XIX-XX. In: LUCA, Tania Regina de; GUIMARAES, Valéria. (orgs.) Imprensa Estrangeira Publicada no Brasil: primeiras incursões. São Paulo: Rafael Copetti Editor, CNPq, 2017. p. 88.

LOPES, Gabriella Assumpção da Silva Santos. Modos, formas e costumes para a educação feminina nas páginas da Revista Popular – Rio de Janeiro (1859-1862). Relatório do Exame de Qualificação. Programa de Pós-Graduação em História, UFGD, Dourados. Agosto, 2018. (Orientadora: Adriana Aparecida Pinto).

MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PITALUGA, Paulo. Instituto histórico de Mato Grosso. www2.unemat.br/.../Instituto%20Histórico%20e%20Geográfico%20de%Mato%20... Acessado em 14 de junho de 2017.

PINTO, Adriana Aparecida. Relatório de Pós-doutorado. Faculdade de Ciências e Letras, (mimeo) UNESP, 2018. Assis, SP.

PINTO, Adriana Aparecida. A Revista Matto Grosso em um itinerário de pesquisa: Mapeamento da Revista Matto-Grosso em Arquivos de Cuiabá. Mimeo. Cuiabá, 2010.

PINTO, Adriana Aparecida. Nas páginas da imprensa: instrução/educação nos jornais em Mato Grosso: 1880-1910. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, 2013 Araraquara, SP.

SENA, Ernesto Cerveira de. Entre anarquizadores e pessoas de costumes: a dinâmica de política nas fronteiras do Império – Mato Grosso (1834-1870). Cuiabá, MT: EdUFMT: Carlini&Caniato, 2009.

SILVA, Marijane Silveira da. SÁ, Nicanor Palhares. Intelectuais e discursos educacionais veiculados pelo jornal O Matto-Grosso (1910-1930). Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá, MT, 2015

SIRINELLI, Jean-François. As elites culturais. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. (dir.) Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. Coleção Nova História.

SIRINELLI, Jean-François. Jean-Paul Sarte: um intelectual engajado. NOVAES, Adauto (org.) O Silencio dos Intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. (p. 161-171)

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. (org.) Por uma história política. tradução Dora Rocha. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

SOUZA, João Carlos de. O Sertão Cosmopolita: tensões da modernidade de Corumbá. (1872-1918). São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2008.

VAGO, Tarcício Mauro. INACIO, Marcilaine Soares. HAMDAM, Juliana Cesário. SANTOS, Hercules Pimenta dos. (orgs.) Intelectuais e Escola Publica no Brasil: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.VAGO et. al. 2009, p. 8.

ZORZATO, Osvaldo. Conciliação e Identidade: construções sobre a historiografia de Mato Grosso (1904-1983). Tese (Doutorado em História) Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP. 1998.

Publiée

2021-12-09

Numéro

Rubrique

Dossiê "Intelectuais da educação brasileira"