Entrelaçando fios

possibilidades de leitura pedagógica na obra de Conceição Evaristo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260795

Mots-clés :

educação, Conceição Evaristo, leitura pedagógica

Résumé

O presente artigo analisa as possibilidades de leitura pedagógica na obra de Conceição Evaristo (2016), a partir de uma abordagem reflexiva, buscamos tecer considerações sobre como as leituras pedagógicas podem contribuir, não apenas como entretenimento do leitor, ou leitora, mas oportunizar  um olhar sobre o tecido social brasileiro, a partir de representações de histórias de mulheres negras que se anuciam e escrevem suas vidas a partir de outros mundos. Metodologicamente, fazemos uso da pesquisa qualitativa. O corpus de análise foi retirado do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, (2016). Teoricamente, fazemos uso do conceito de Leitura Pedagógica, em Moura (2020) e sociologia da leitura de Segré (2010). A pesquisa mostra que a obra de Conceição Evaristo tem um forte potencial para a prática da leitura Pedagógica, pois, seu teor reflete questões sociais importantes que precisam adentrar à sala de aula por outras rotas, neste caso, a literatura.

Palavras-Chave: Educação.  Conceição Evaristo. Leitura Pedagógica.

 

Bibliographies de l'auteur

Lara Caroline Cardoso da Luz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2023). Atuou como Professora na área da Educação Infantil e fundamental I pela rede privada estudantil nos anos de 2019 a 2023. 

Tiese Rodrigues Teixeira júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA.

Doutor em Ciência Socioambiental, Pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA, da Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Educação da UNIFESSPA

membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Mudança Social no Sudeste Paraense, GEPEMSSP, UNIFESSPA

Références

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1987.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HIRIGOYEN, Marie - France. A violência no casal: da coação psicológica à agressão física. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 256 p.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2ª edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 2007.

LINS, Osman. Imagens de criança de na literatura. Petrópolis, Vozes, 2022

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOURA, César Prazeres Moura. Infãncia, criança e literatura. Rondônia: Edufro, 2020.

PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura Infantil – voz de criança. São Paulo: Ática, 2006.

RIBEIRO, D. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ROUSSEUAU. Jean-Jacques. Emilio ou da educação. São Paulo: Unesp, 2022.

SECRÉ, Monique. Sociologia da leitura. São Paulo: Atelie editoral, 2010.

VYGOSTKY, Liev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Publiée

2024-06-17

Numéro

Rubrique

ARTICLES