Entrelaçando fios
possibilidades de leitura pedagógica na obra de Conceição Evaristo
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260795Mots-clés :
educação, Conceição Evaristo, leitura pedagógicaRésumé
O presente artigo analisa as possibilidades de leitura pedagógica na obra de Conceição Evaristo (2016), a partir de uma abordagem reflexiva, buscamos tecer considerações sobre como as leituras pedagógicas podem contribuir, não apenas como entretenimento do leitor, ou leitora, mas oportunizar um olhar sobre o tecido social brasileiro, a partir de representações de histórias de mulheres negras que se anuciam e escrevem suas vidas a partir de outros mundos. Metodologicamente, fazemos uso da pesquisa qualitativa. O corpus de análise foi retirado do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, (2016). Teoricamente, fazemos uso do conceito de Leitura Pedagógica, em Moura (2020) e sociologia da leitura de Segré (2010). A pesquisa mostra que a obra de Conceição Evaristo tem um forte potencial para a prática da leitura Pedagógica, pois, seu teor reflete questões sociais importantes que precisam adentrar à sala de aula por outras rotas, neste caso, a literatura.
Palavras-Chave: Educação. Conceição Evaristo. Leitura Pedagógica.
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