A relação acesso e permanência nas universidades federais no contexto do ultraneoliberalismo brasileiro

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.265846

Mots-clés :

Ultraneoliberalismo, ensino superior, assistência estudantil, acesso e permanência

Résumé

O Brasil por meio do REUNI, Lei de Cotas e PNAES vivenciou o processo de expansão do ensino superior federal e democratização do ingresso nas universidades. Tais políticas provocaram uma mudança no perfil do corpo discente, hoje, majoritariamente constituído por estudantes com formação escolar básica na rede pública de ensino, autodeclarados pardos e pretos e com renda per capita familiar de até um salário-mínimo e meio. No entanto, desde 2015, na conjuntura do endurecimento do ajuste fiscal, observa-se um descompasso entre o número de alunos que ingressaram pela política de cotas no ensino superior e os investimentos no PNAES, agravado nos Governos ultraneoliberais. Este artigo propõe-se em analisar esse processo, de forma aproximativa, a partir de levantamento bibliográfico e uma pesquisa documental em dados do SIOP, que evidenciam a tensão entre acesso e permanência nas universidades. Dados do SIOP (2023) revelam que, desde 2016, os recursos destinados ao PNAES têm se mantido estagnados em relação ao orçamento de 2015. Além disso, entre 2017 e 2021, houve uma queda contínua no financiamento do programa, com uma redução de 21% no orçamento de 2021 em comparação aos valores disponibilizados em 2020. Os sucessivos cortes orçamentários no PNAES resultaram no endurecimento dos critérios de elegibilidade, nas intensificações da focalização e seletividade para o acesso à assistência estudantil, que tem sido direcionada, predominantemente, a estudantes em situação de extrema vulnerabilidade e risco social.

 

Bibliographies de l'auteur

Adaíres Eliane Dantas dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Graduada e mestre em Serviço Social em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é assistente social da Universidade Federal da Paraíba.

Terçalia Suassuna Vaz Lira, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular na Universidade Estadual da Paraíba.

Références

BEHRING, Elaine Rosseti. Ajuste fiscal permanente e contrarreforma no Brasil da redemocratização. In: SALVADOR, Evilasio; BEHRING, Elaine; LIMA, Rita de Lourdes (org.). Crise do capital e fundo público: implicações para o trabalho, os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2019.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 11 nov. 2018.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acessado em 11 nov. 2018.

BRAZ, Marcelo; NETTO, José Paulo. As crises e as contradições do capitalismo. In.: Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo, Cortez, 2006.

BOSCHETTI, Ivonete. Expropriação de direitos e reprodução da força de trabalho. In BOSCHETTI, Ivonete (org). Expropriação de direito no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018

DEMIER, Felipe. Depois do golpe: a dialética da democracia blindada. Rio de Janeiro, MAUAD X, 2017.

FERNANDES, Florestan. Revolução burguesa e capitalismo dependente. IN: A revolução burguesa no Brasil: ensaios de interpretação sociológica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

FONAPRACE, Fórum Nacional de Pró Reitores de Assuntos Comunitários. V pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileira, 2018. Uberlândia, 2019. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/. Acesso em: 25 jul. 2019.

GABINETE DE TRANSIÇÃO GOVERNAMENTAL 2022. Relatório final gabinete de transição governamental. Brasília, 2019. Disponível em https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo/retrato-do-desmonte-veja-a-integra-do-relatorio-da-transicao/. Acesso em: 05 mar. 2022.

HARVEY, David. O novo imperialismo. Tradução: Adail Sobral, Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisas. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/panorama. Acessado em 25 mai.2024.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2021. Brasília, 2022. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acessado em 04 mar. 2024.

LEHER, Roberto. Um novo Senhor da educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Outubro, São Paulo, n.1, p 19-30, 1999.

LEHER, Roberto. Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Consequências, 2018.

MACEDO, Geórgia Dantas. A eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para permanência dos ingressantes do sistema de cotas na UFPB. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) – Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, 2017.

MANDEL, Ernest. A crise do capital: os fatos e as suas interpretações marxistas. Tradução de Juarez Guimarães, João Machado Borges. São Paulo: Ensaios; Campinas-SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1990.

MAURINI, Ruy Mauro. Sobre a Dialética da Dependência, 1973. In TRANSPADINI, R e STADILE, J.P. Ruy Mauro Marini: Vida e Obra, Expressão Popular, 2011.

MÉSZAROS István. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZAROS István. A crise estrutural do capital. Tradução Francisco Raul Cornejo et al. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.

NAKUMARA, Paulo Hideo; CASTELO BRANCO, Uyguaciara Veloso; JEZINE, Edneide. A UFPB nos anos da expansão (2008 a 2012): quantos e quem somos e o que mudou no perfil dos nossos alunos? In: Anais do XXI Seminário Nacional Universitas/Br: Políticas Públicas para a Educação Superior, Expansão e Internacionalização. São Carlos: UFSCAR, 2013. 18p. (ISSN 2176-6746).

OLIVEIRA, Regiane. Os primeiros efeitos da asfixia financeira de Bolsonaro sobre as ciências do Brasil. El país Brasil, 06 mai. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/02/politica/1556819618_348570.html. Acesso em 18 ago. 2019.

SANTOS, Adaíres Eliane Dantas. O Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal da Paraíba no Contexto de Intensificação do Ajuste Fiscal Brasileiro. 2021. 190p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

SANTOS, Adaíres Eliane Dantas; LIRA, Terçalia Suassuna Vaz Lira. Permanência estudantil no ensino superior tensionada: algumas considerações sobre os rebatimentos do ultraliberalismo na assistência estudantil. In: SILVA, A. X, ET All. (org). Ultraliberalismo, pós-graduação e serviço social no Brasil. Campina Grande: EDUEPB, 2023.

SILVA, Leonardo Barbosa; COSTA, Natália Cristina Dreossi. Acesso e permanência em desproporção: as insuficiências do Programa Nacional de Assistência Estudantil. In: Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR. V.6, n.2, p.166-192, 2018.

SIOP, Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. Painel do orçamento federal. Disponível em: https://www1.siop.planejamento.gov.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=IAS%2F Execucao_Orcamentaria.qvw&host=QVS%40pqlk04&anonymous=true. Acesso em: 26 mar. 2023.

UFPB, Universidade Federal da Paraíba. Relatório de gestão do exercício de 2019. João Pessoa, 2020. Disponível em: http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/menu/ploplan/relatorio-de-gestao. Acesso em 26 out. 2020.

Publiée

2025-05-20

Numéro

Rubrique

ARTICLES