ENTREVISTA COM PAULO DE MATTOS SKROMOV
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252697Palavras-chave:
PT, sindicalismo, socialismo, política, partido, política nacional, luta de classes.Resumo
Nesta entrevista conversaremos com Paulo de Matos Skromov. Militante trotskista, sindicalista e membro fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) em conjunto com figuras como Lula, Jacob Bittar, Olívio Dutra, Francisco Wefort, Chico de Oliveira, Eduardo Suplicy e Lelia Abramo em janeiro de 1980. No livro O sonho era possível, escrito pela pesquisadora chilena Marta Harnecker, Henos Amorina (1994, p. 12) informa-nos que “Paulo Skromov é uma verdadeira enciclopédia ambulante. Lembra-se de todos os fatos e de todas as datas. Pode passar três dias falando”. Servir-nos-emos de sua privilegiada memória e de sua experiencia militante de esquerda para compreendermos as transformações capitalistas ocorridas no Brasil neste século. Esta entrevista se insere no projeto de maior envergadura que pretende, por um lado, rastrear as mudanças subjetivas de cunho político ocorridas na esquerda brasileira nestas últimas duas décadas e, por outro, criar subsídios que possam colaborar com a formação política de novos quadros para a transformação social da realidade contemporânea.
Obs: Link de acesso no pdf.
Referências
HARNECKER, Marta. O sonho era possível: a história do Partido dos Trabalhadores narrada por seus protagonistas. São Paulo: Casa da América Livre, 1994.
LAZZARATO, M. As Revoluções do Capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Marx, Karl. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858, Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
NEGRI, Antônio. Marx além de Marx: ciência da crise e da subversão. Caderno de trabalho sobre os Grundrisse. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
NEGRI, A.; COCCO, G. Global: biopoder e luta em uma América Latina globalizada.Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.