Conceitos básicos de eletricidade através da robótica para o ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2025.259354Schlagworte:
conteúdos de física, ensino de eletricidade, robóticaAbstract
O trabalho propõe a inserção gradual dos conteúdos de Física, ainda no ensino fundamental, por meio da robótica, para viabilizar o entendimento dos conceitos de eletricidade, o desenvolvimento do pensamento lógico e utilização desses conceitos na montagem de circuitos e aplicação de sensores. Desenvolvem-se os conteúdos de física em paralelo com o uso das ferramentas de robótica. No 1° ano foi trabalhado o conceito de eletricidade através do site Scratch; no 2° ano, o conceito de tensão elétrica através da bomba hidráulica submersível; no 3° ano, o conceito de condutores e não condutores elétricos através do interruptor magnético Reed Switch; no 4° ano, o conceito de corrente elétrica através da programação no IDE do Arduíno; e, no 5° ano, o conceito de resistência elétrica através do sensor LDR. Relata-se como resultado a experiência sobre a aplicação das atividades propostas para as turmas de cada ano do ensino fundamental, em uma escola particular da cidade de Rio Branco/AC. Destaca-se que por meio do emprego das tecnologias foi possível aprimorar o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes envolvidos, bem como o interesse pela física ainda no ensino fundamental I.
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