Conceitos básicos de eletricidade através da robótica para o ensino fundamental I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2025.259354

Palabras clave:

conteúdos de física, ensino de eletricidade, robótica

Resumen

O trabalho propõe a inserção gradual dos conteúdos de Física, ainda no ensino fundamental, por meio da robótica, para viabilizar o entendimento dos conceitos de eletricidade, o desenvolvimento do pensamento lógico e utilização desses conceitos na montagem de circuitos e aplicação de sensores. Desenvolvem-se os conteúdos de física em paralelo com o uso das ferramentas de robótica. No 1° ano foi trabalhado o conceito de eletricidade através do site Scratch; no 2° ano, o conceito de tensão elétrica através da bomba hidráulica submersível; no 3° ano, o conceito de condutores e não condutores elétricos através do interruptor magnético Reed Switch; no 4° ano, o conceito de corrente elétrica através da programação no IDE do Arduíno; e, no 5° ano, o conceito de resistência elétrica através do sensor LDR. Relata-se como resultado a experiência sobre a aplicação das atividades propostas para as turmas de cada ano do ensino fundamental, em uma escola particular da cidade de Rio Branco/AC. Destaca-se que por meio do emprego das tecnologias foi possível aprimorar o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes envolvidos, bem como o interesse pela física ainda no ensino fundamental I.

Biografía del autor/a

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC) na área de física geral e lotada no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). É discente do Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPD-UFRJ) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na orientação da Professora Deise Miranda Vianna. Possui Pós-Doutorado (2016) e Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica, no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É docente permanente credenciada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 59 e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), ambos da UFAC. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Física ABI (Área Básica de Ingresso) da UFAC. Já coordenou importantes programas relacionados à formação inicial e continuada de professores de física: três edições do PIBID de Física (2017-2018; 2018-2020; 2020-2022), e dois mandatos do MNPEF/Polo 59 (2018-2020; 2020-2022), atuando também como membro do Conselho do MNPEF (2022). Compõem o corpo editorial da revista A Física na Escola (FnE), como Editora Adjunta. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e de extensão na área de ensino de física ou ciências, relacionados diretamente aos temas: jogos didáticos, ensino para estudantes com deficiência visual e mulheres nas ciências; bem como a formação inicial e continuada de professores de física ou ciências.

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Publicado

2025-05-22