O sol como fonte de luz e de calor: investigando o Ensino de Ciências nas séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2025.262948Palabras clave:
Ensino de Ciências,, Séries Iniciais,, Alfabetização Científica,, Letramento Científico.Resumen
A presente pesquisa trata-se de um estudo prático-experimental e bibliográfico acerca do Ensino de Ciências nas Séries Iniciais no âmbito da alfabetização científica desenvolvida na perspectiva do letramento científico. Para tal, desenvolveu-se uma sequência de ensino estruturada a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, balizada pelo tema “Sol como fonte de luz e de calor”, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Caçapava do Sul. A pesquisa caracteriza-se como intervenção pedagógica com abordagem e análise qualitativa. Para análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) a partir de categorias elencadas a priori. Nos resultados obtidos, sinaliza-se para a possibilidade da utilização da temática a fim de desenvolver os conhecimentos científicos de maneira significativa, atribuindo sentidos e significados ao mundo da escrita e da leitura no Ensino de Ciências. Ainda, elenca-se uma importante discussão sobre a formação de educadores que atuam nesta etapa de ensino, destacando os permanentes desafios destes em prol de uma educação transformadora.
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