O sol como fonte de luz e de calor: investigando o Ensino de Ciências nas séries iniciais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2025.262948

Parole chiave:

Ensino de Ciências,, Séries Iniciais,, Alfabetização Científica,, Letramento Científico.

Abstract

A presente pesquisa trata-se de um estudo prático-experimental e bibliográfico acerca do Ensino de Ciências nas Séries Iniciais no âmbito da alfabetização científica desenvolvida na perspectiva do letramento científico. Para tal, desenvolveu-se uma sequência de ensino estruturada a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, balizada pelo tema “Sol como fonte de luz e de calor”, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Caçapava do Sul. A pesquisa caracteriza-se como intervenção pedagógica com abordagem e análise qualitativa. Para análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) a partir de categorias elencadas a priori. Nos resultados obtidos, sinaliza-se para a possibilidade da utilização da temática a fim de desenvolver os conhecimentos científicos de maneira significativa, atribuindo sentidos e significados ao mundo da escrita e da leitura no Ensino de Ciências. Ainda, elenca-se uma importante discussão sobre a formação de educadores que atuam nesta etapa de ensino, destacando os permanentes desafios destes em prol de uma educação transformadora.

Biografia autore

Renata Deli da Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura em Química, Especialista em Gestão Escolar, Mestre em Ensino de Ciências e Doutoranda em Educação em Ciências.

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Pubblicato

2025-07-03