O sol como fonte de luz e de calor: investigando o Ensino de Ciências nas séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2025.262948Parole chiave:
Ensino de Ciências,, Séries Iniciais,, Alfabetização Científica,, Letramento Científico.Abstract
A presente pesquisa trata-se de um estudo prático-experimental e bibliográfico acerca do Ensino de Ciências nas Séries Iniciais no âmbito da alfabetização científica desenvolvida na perspectiva do letramento científico. Para tal, desenvolveu-se uma sequência de ensino estruturada a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, balizada pelo tema “Sol como fonte de luz e de calor”, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Caçapava do Sul. A pesquisa caracteriza-se como intervenção pedagógica com abordagem e análise qualitativa. Para análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) a partir de categorias elencadas a priori. Nos resultados obtidos, sinaliza-se para a possibilidade da utilização da temática a fim de desenvolver os conhecimentos científicos de maneira significativa, atribuindo sentidos e significados ao mundo da escrita e da leitura no Ensino de Ciências. Ainda, elenca-se uma importante discussão sobre a formação de educadores que atuam nesta etapa de ensino, destacando os permanentes desafios destes em prol de uma educação transformadora.
Riferimenti bibliografici
AUGUSTO, H. G. S.; AMARAL, I. A. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 2, p.493-509, 2015.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2002.
BONANDO, P.A. Ensino de Ciências nas séries iniciais do 1º grau – descrição e análise de um programa de ensino e assessoria ao professor. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1994.
BRASIL. Resolução n. 8/71, de 1º de dezembro de 1971, do CFE. Fixa o núcleo –comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus, definindo-lhe os objetivos e a amplitude. Brasília: MEC, dez. 1971.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 15 jun. 2017.
DAMIANI, M. F; ROCHEFORT, Renato S; Castro, Rafael Fonseca; Dariz, Marion R; Pinheiro, S. N. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (UFPEL), v.45, p.57-67, 2013.
DELIZOICOV, D; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.03, n.01, p.45-61, 2001.
DELIZOICOV, N. C; SLONGO, I. I, P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 32, p. 205-221, jul./dez. 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987.
GABINI, Wanderlei Sebastião; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012.
GABINI, W. S; FURUTA, C. R, A. P. O Ensino de Ciências e a formação do pedagogo: desafios e propostas. Ciências em Foco, v. 11, n. 2, p. 2-13, 2018.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010, 184p.
LINDER, E. L. Refletindo sobre o ambiente. In: LISBOA, C. P, KINDEL, A. I. [et al.] (Org.). Educação Ambiental: da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 13-20.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli Elisa D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986,99p.
MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. - O Desvelar da Ciência nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um olhar pelo viés da experimentação. Vivências. Vol.5, N.7: p.75-85, mai. 2009.
PINHEIRO, N. A. M.; MATOS, E. A. S. A.; BAZZO, W. A. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación, n. 44, p. 147-165, 2007.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación. n. 49, v. 1. Março/2009.
POZO, J. L; CRESPO, M. A, G. Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre. Artmed, 2009.
SANTOS, P. R. dos. O Ensino de Ciências e a ideia de cidadania. Mirandum. Ano X. n. 17, 2006.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 133-162, dezembro 2002.
SEDUC. Referencial Curricular Gaúcho, Porto Alegre: SEE,2018. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação.
SILVA, L. C, R; COSTA, M, E.M. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: um caminho a ser trilhado. Revista internacional de audición y lenguaje, logopedia, apoyo a la integración y multiculturalidad. ISSN: 2387-0907, Dep. Legal: J -67, 2016.
SILVA; P.F; K; SCHWANTES, L. Ensino de Ciências e os seres vivos: análise da BNCC e livros didáticos. Educação em Revista, Marília, v.23, n. 01, p. 163-180, 2022.
SOARES, M. Alfabetização: dilemas da prática. Rio de Janeiro: Dois Pontos, Ed. Ltda, 1986.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação. n.25. p.5-17. jan. fev. mar. abr./2004. Acesso em 07 de set., 2016.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Renata Deli da Rosa Ribeiro, Vanessa Moreira Vargas

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.