O jogo da memória dos asterismos: proposta para construção e aplicação em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2025.265695

Palavras-chave:

jogo da memória, educação em astronomia, asterismos, constelações

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade de sistematização para o estudo do tema asterismos/constelações cuja principal ferramenta é uma adaptação do jogo da memória tradicional, no qual as fichas formam um par imagem/descrição + dica. Na referida proposta, os alunos participam ativamente do processo de criação e aplicação do jogo. A atividade busca fomentar a prática de habilidades como as de sintetização, colaboração, criatividade e raciocínio lógico, além do exercício de sentimentos, falas e atitudes que exaltem a empatia, o respeito e a tolerância, as quais acontecem por meio de um jogo cujo tema exalta a valorização da pluralidade de conhecimentos e culturas.

Referências

AFONSO, Germano. Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil (Edição Especial: Etnoastronomia), v. 14, p. 46-55, 2006.

ALVES, Luciana.; BIANCHIN, Maysa. Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, SP, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n83/13.pdf. Acesso em: 09 de mar. 2025.

CARVALHO, Luciene Santos; AZEVEDO, Lucas Guimarães de; GUIMARÃES, Ana Paula Miranda. Avaliação qualitativa e quantitativa do uso do jogo da memória no ensino de tabela periódica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 6, p. e086720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.867. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/867. Acesso em: 01 de mar. 2025.

CRUZ, Gabriel Souza; FERNANDES, Isabela Duarte; AZEVEDO JÚNIOR, Roberto Sete. A construção de materiais didáticos para o ensino de Geografia: o jogo da memória e os domínios morfoclimáticos. Revista Tamoios (Online), São Gonçalo, RJ, v. 5, n. 1, p. 77–82, 2009. DOI: 10.12957/tamoios.2009.892. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/892/3014. Acesso em: 01 de mar. 2025.

CUNHA, João Carlos Leal; SOUZA, Edmilson de. O Jogo da Memória como Recurso Pedagógico. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, RS, v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11048. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11048. Acesso em: 01 mar. 2025

FARES, Érika Akel; MARTINS, Karla Pessoa; ARAUJO, Lidiane Maciel; SAUMA FILHO, Michel. O universo das sociedades numa perspectiva relativa: exercícios de etnoastronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, SP, n. 1, p. 77–85, 2004. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/54. Acesso em: 01 mar. 2025.

FONSÊCA, Letícia dos Santos; GERMANO, Auta Stella de Medeiros; ARAÚJO, Wellington Alysson de. Conhecimentos indígenas no ensino de astronomia: um estudo em publicações nacionais de educação em astronomia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 5., 2018, Londrina. Atas [...]. Londrina: s.n., 2018. Disponível em: https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2020/01/SNEA2018_TCP77.pdf. Acesso em: 01 de março de 2025.

JAFELICE, Luiz Carlos. Abordagem Antropológica: educação ambiental e astronômica desde uma perspectiva intercultural. In: JAFELICE, Luiz Carlos (Org.). Astronomia, Educação e Cultura: Abordagens transdisciplinares para os vários níveis de ensino. Natal, RN: EDUFRN, 2010, p. 213-281.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas. Série Idéias, São Paulo, SP, n.7, p. 39-45, 1995a. Disponível em: Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_07_p039-045_c.pdf. Acesso em: 01 mar. 2025.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 46–63, 1995b. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644269/11695. Acesso em: 01 mar. 2025.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.

LIMA, Flávia Pedroza; BARBOSA, Priscila Faulhaber; CAMPOS, Marcio D´Olne; JAFELICE, Luiz Carlos; BORGES, Luiz Carlos. Relações céu-terra entre os indígenas no Brasil: distintos céus, diferentes olhares. In: MATSUURA, Oscar Toshiaki. (Org). História da Astronomia no Brasil (2013). 1ª ed. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 2014, Cap. 3, p. 87-130.

MUNHOZ, Deisy Piedade; STEIN-BARANA, Alzira Cristina de Mello; LEME, Cristiane Sommer. Localizando pedacinhos do céu: constelações em caixas de suco. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 130–144, 2012. DOI: 10.5007/2175-7941.2012v29n1p130. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n1p130. Acesso em: 01 mar. 2025.

NASSER, Pedro Zille Teixeira; TEIXEIRA, Maria das Graças Zille; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição de Almeida. Memórias Astronômicas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 17., 2007, São Luís. Atas [...]. São Luís: s.n., 2007. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/resumos/T0166-2.pdf. Acesso em: 01 de março de 2025.

NUNES, Elane Pereira; AVELINO, Felipe Neres; SOUSA, Deilson da Silva; ARAUJO, Lauro Rodrigues de; OLIVEIRA, Gildon César de; MELO, André Luiz Ferreira de Carvalho. O uso do jogo da memória como ferramenta de ensino de funções quadrática, um estudo com alunos do 1º ano do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 2496–2503, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i4.13696. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13696. Acesso em: 01 mar. 2025.

OLIVEIRA, Kepler de; SARAIVA, Maria de Fátima. Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

PACHECO, Hualan Patrício; SILVA, Laffert Gomes Ferreira da; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; MAMÉDIO, Eduardo Rodrigues. Constelações em sala de aula: uma prática docente em um curso de formação de professores. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, SP, v. 1, n. 36, p. 44–61, 2023. DOI: 10.14244/RELEA/2023.36.44. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/658. Acesso em: 01 mar. 2025.

PEREIRA, Francisca Thalia Santos; SOMBRA, Bruno Pires. Jogo da memória: um recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de Astronomia em aulas remotas. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação, Juiz de Fora, MG, v. 25, n. 2, p. 238-258, 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.34995. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/34995/27690. Acesso em: 01 de mar. 2025.

TORRES, Priscilla Ferreira; COSTA, Fernanda de Jesus; COSTA, Isabela Gaipo; PAULA, Isabella Lopes de; GONTIJO, Luana Moreira; ROCHA, Sheila Rodrigues da. Alimentos transgênicos e DNA recombinante: o jogo da memória como recurso didático para crianças do ensino fundamental. Revista Tecer, Belo Horizonte, MG, v. 11, n. 20, p. 35-44, 2018.

Downloads

Publicado

2025-05-22