A participação da comunidade educativa na gestão de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.249727

Palavras-chave:

gestão escolar; participação; diretor escolar

Resumo

Este artigo mostra um estudo da participação da comunidade educativa na gestão escolar e tem como objetivo compreender como são construídas reciprocamente sua dinâmica de ação e as repercussões do processo de implementação relativo ao trabalho do diretor escolar. Optou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, combinada com   estudo de caso e entrevista. Este estudo mostrou que a participação da comunidade escolar na gestão da escola gera um sentimento de compartilhamento que por si só estimula o enfrentamento de dificuldades, sendo associado à ideia do reconhecimento de que todos são responsáveis pelo conjunto de ações realizadas na escola.

Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Divinópolis em Minas Gerais

Doutor em Educação. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na unidade de Divinópolis em Minas Gerais. E-mail: jose.barbosa@uemg.br

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Publicado

2021-06-28

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Artigos