Educação ambiental na perspectiva da gestão escolar: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.253604Parole chiave:
educação ambiental; gestão escolar democrática; estado do conhecimentoAbstract
O estudo reuniu as percepções de gestores escolares da educação básica acerca das dimensões da educação ambiental no Brasil. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão de escopo da literatura, tipo estado do conhecimento, nas bases de dados da SciELO, Scholar Google e Web of Science. Foram considerados os estudos desenvolvidos no Brasil, publicados nos últimos sete anos, sendo identificadas na Análise Textual Discursiva empregada três categorias emergentes: Educação ambiental como ferramenta para a resolução de problemas ambientais locais; Educação ambiental como processo disciplinar em sala de aula e Educação ambiental como prática colaborativa e de engajamento. Conclui-se que a educação ambiental, a partir da gestão escolar é pouco discutida, carecendo maiores investimentos na formação inicial e continuada, para gestores e professores.Riferimenti bibliografici
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