Educação ambiental na perspectiva da gestão escolar: uma revisão de escopo

Autores/as

  • Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3291-4221

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.253604

Palabras clave:

educação ambiental; gestão escolar democrática; estado do conhecimento

Resumen

O estudo reuniu as percepções de gestores escolares da educação básica acerca das dimensões da educação ambiental no Brasil. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão de escopo da literatura, tipo estado do conhecimento, nas bases de dados da SciELO, Scholar Google e Web of Science. Foram considerados os estudos desenvolvidos no Brasil, publicados nos últimos sete anos, sendo identificadas na Análise Textual Discursiva empregada três categorias emergentes: Educação ambiental como ferramenta para a resolução de problemas ambientais locais; Educação ambiental como processo disciplinar em sala de aula e Educação ambiental como prática colaborativa e de engajamento. Conclui-se que a educação ambiental, a partir da gestão escolar é pouco discutida, carecendo maiores investimentos na formação inicial e continuada, para gestores e professores.

Biografía del autor/a

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Brasil

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestra em Ciências Ambientais pela mesma universidade. Membro da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática (RIPERC). Toledo, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-11-21

Número

Sección

Artigos