Childhood education

evaluation interfaces in the service of promoting the quality of school education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263321

Keywords:

evaluation of early childhood education, quality of early childhood education, early childhood education policies

Abstract

This article deals with the main aspects of evaluation involving Early Childhood Education, as well as the objects that have been considered in evaluating the quality of the stage. The movement to include Early Childhood Education in the Basic Education Evaluation System (Saeb), while protecting the stage – within the system – of the existing evaluation design for primary and secondary education, mobilized different government and civil society groups to develop and propose evaluation initiatives with different designs, both in relation to the objects to be evaluated and in relation to the types of evaluation to be adopted to evaluate public policies. Given this scenario, we seek to define the role of each of them and propose the necessary integration between the different evaluation for decision-making in each of the governmental instances responsible for Early Childhood Education.

Author Biographies

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas

É graduada em História pela PUC/SP, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atuou no projeto “Monitoramento e Avaliação do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” (2010/2011) e na construção do documento “Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação (2011-2012), ambos coordenados pelo Ministério da Educação. Compõe a Comissão de Assessoramento Técnico-pedagógico, do INEP, para análise dos questionários do SAEB e de informações produzidas para a Educação Infantil. É professora de história na rede estadual de educação de São Paulo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), atuando, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, políticas educacionais e Educação Infantil.

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie; Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Nesta Universidade é Professora da Faculdade de Educação, atuando na pós-graduação na área “Estado, Sociedade e Educação”.  O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros. Consultora no projeto “Monitoramento e Avaliação do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” (2010/2011) e na elaboração da proposta “Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação (2012) e do Relatório  "Avaliação da educação infantil: sua integração ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), todos coordenados pelo Ministério da Educação.

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, da Fundação Carlos Chagas, integrando o grupo de pesquisas Educação Infantil: políticas e práticas, na linha de pesquisa Infância, História e Sociedade. Atua nas áreas de Política Educacional, Planejamento e Gestão Educacional e Políticas para a Infância.

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Published

2024-11-14

Issue

Section

DOSSIÊ: Avaliação educacional e suas implicações políticas e pedagógicas para a Educação Básica