Educação infantil

interfaces da avaliação a serviço da promoção da qualidade da educação escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263321

Mots-clés :

avaliações da educação infantil, qualidade da educação infantil, políticas de educação infantil.

Résumé

Este artigo trata das principais vertentes de avaliação que envolvem a Educação Infantil, bem como dos objetos que têm sido considerados na avaliação da qualidade da etapa. O movimento de inserção da Educação Infantil no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ao passo que resguardou a etapa – no âmbito do sistema – do desenho de avaliação existente para o ensino fundamental e médio, mobilizou diferentes grupos governamentais e da sociedade civil para elaborar e propor iniciativas de avaliação com distintos delineamentos, tanto em relação aos objetos a serem avaliados quanto em relação aos tipos de avaliação a serem adotados para avaliar as políticas públicas. Diante desse cenário, busca-se delimitar o papel de cada uma delas e se propõe a necessária integração entre as diferentes avaliações para a tomada de decisões em cada uma das instâncias responsáveis pela Educação Infantil.

Bibliographies de l'auteur

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas

É graduada em História pela PUC/SP, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atuou no projeto “Monitoramento e Avaliação do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” (2010/2011) e na construção do documento “Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação (2011-2012), ambos coordenados pelo Ministério da Educação. Compõe a Comissão de Assessoramento Técnico-pedagógico, do INEP, para análise dos questionários do SAEB e de informações produzidas para a Educação Infantil. É professora de história na rede estadual de educação de São Paulo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), atuando, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, políticas educacionais e Educação Infantil.

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie; Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Nesta Universidade é Professora da Faculdade de Educação, atuando na pós-graduação na área “Estado, Sociedade e Educação”.  O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros. Consultora no projeto “Monitoramento e Avaliação do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” (2010/2011) e na elaboração da proposta “Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação (2012) e do Relatório  "Avaliação da educação infantil: sua integração ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), todos coordenados pelo Ministério da Educação.

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, da Fundação Carlos Chagas, integrando o grupo de pesquisas Educação Infantil: políticas e práticas, na linha de pesquisa Infância, História e Sociedade. Atua nas áreas de Política Educacional, Planejamento e Gestão Educacional e Políticas para a Infância.

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Publiée

2024-11-14

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Avaliação educacional e suas implicações políticas e pedagógicas para a Educação Básica