Motivação docente: estudo em uma rede pública de ensino à luz da teoria de Herzberg

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DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.253015

Mots-clés :

motivação. motivação docente. teoria dos dois fatores de Herzberg

Résumé

O presente artigo buscou diagnosticar os fatores que interferem na motivação de docentes em uma rede pública municipal de ensino à luz da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva. O estudo foi realizado na Rede Municipal Pública de Ensino da cidade de Guabiruba/SC. O instrumento para coleta de dados utilizado foi o questionário aplicado com 118 professores que lecionam há mais de dois anos na rede pública municipal de ensino, além de uma entrevista estruturada com a secretaria de educação e 8 diretores escolares. Os resultados apresentaram apenas o fator remuneração interferindo negativamente na motivação dos docentes, enquanto os fatores relacionamento, responsabilidade, realização e reconhecimento, interferiram positivamente. Por meio dos resultados é perceptível que os fatores que interferem na motivação dos docentes contemplam, principalmente, aspectos motivacionais intrínsecos, ou seja, intangíveis e dificilmente mensurados.

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Publiée

2022-11-21

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