Motivação docente: estudo em uma rede pública de ensino à luz da teoria de Herzberg
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.253015Palabras clave:
motivação. motivação docente. teoria dos dois fatores de HerzbergResumen
O presente artigo buscou diagnosticar os fatores que interferem na motivação de docentes em uma rede pública municipal de ensino à luz da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva. O estudo foi realizado na Rede Municipal Pública de Ensino da cidade de Guabiruba/SC. O instrumento para coleta de dados utilizado foi o questionário aplicado com 118 professores que lecionam há mais de dois anos na rede pública municipal de ensino, além de uma entrevista estruturada com a secretaria de educação e 8 diretores escolares. Os resultados apresentaram apenas o fator remuneração interferindo negativamente na motivação dos docentes, enquanto os fatores relacionamento, responsabilidade, realização e reconhecimento, interferiram positivamente. Por meio dos resultados é perceptível que os fatores que interferem na motivação dos docentes contemplam, principalmente, aspectos motivacionais intrínsecos, ou seja, intangíveis e dificilmente mensurados.
Citas
AMZAT, I. et al. Determining motivators and hygiene factors among excelente teachers in Malaysia. Intern. Jour. of Educational Management, v. 31, n. 2, p. 78-97, 2017.
BARBETTA, P. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 9. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASSETT-JONES, N; LLOYD, G. Does Herzberg’s motivation theory have staying power?. Journ. of Management Development, v. 24, n. 10, p. 929-943, 2005.
BERGAMINI, C. A difícil administração das motivações. RAE, v. 38, n. 1, p. 6-17, 1998.
COLARES, A. et al. Motivação docente na pós-graduação stricto sensu: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, p. 1-15, 2019.
CUNHA, P. et al. Pesquisa de clima organizacional: um estudo realizado em uma indústria de alimentos na cidade de gaspar, sc. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 13, n. 1, 59-78, 2014.
DAVOGLIO, T; SANTOS, B. Escala de motivação docente: desenvolvimento e validação. Educar em Revista, v. 65, p. 201-218, 2017.
DAVOGLIO, T; SANTOS, B. Motivação docente: reflexões acerca do construto. Avaliação, v. 22, n. 3, p. 772-792, 2017b.
DAVOGLIO, T. et al. Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 2, p. 175-182, 2017.
HERZBERG, F. Work and the nature of man. Cleveland: World Publishing Company, 1966.
HERZBERG, F. et al. The motivation to work. 2. ed. New York: Jon Wiley and Sons, 1959.
HUR, Y. Testing Herzberg's two-factor theory of motivation in the public sector: is it a applicable to public managers? Public Organization Review, v. 18, n. 3, p. 329-343, 2018.
JESUS, S; SANTOS, J. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Educação, v. 52, n. 1, p. 39-58, 2004.
KNUPPE, L. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do Ensino Fundamental. Educar em Revista, v. 27, p. 277-290, 2006.
MASLOW, A. Motivation and personality. New York: Harper & Brothers, 1954.
MCCLELLAND, D. Human Motivation. Glenview: Scott Foresman & Co, 1985.
OLIVEIRA, C; ALVES, P. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia, v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005.
OLIVEIRA, D. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade. v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004.
OSEMEKE, M; ADEGBOYEGA, D. Critical review and comparism between maslow, herzberg and mcclelland's theory of needs. Journ. of Acco. Business and Finance, v. 1, n. 1, p. 161-173, 2017.
OZSOY, E. An empirical test of Herzberg’s two-factor motivation theory. Marketing and Management of Innovations, v. 1, p. 11-20, 2019.
PATTI, Y. et al. Percepção de professores do ensino médio acerca da motivação docente. Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 103, p. 53-54, 2017.
PÉREZ-RAMOS, J. Motivação no trabalho: abordagens teóricas. Psicologia USP, v. 2, n. 1, p. 127-140, 1990.
PILATTI, L. Qualidade de vida no trabalho e a teoria dos dois fatores de Herzberg: possibilidades-limite das organizações. Revista Bras. de Qualidade de Vida, v. 4, n. 1, p. 18-24, 2004.
PINTO, S; ROSADO, D. Motivação docente: reflexões acerca de sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Rev. Cientí. da Fede. Intern. de Educação Física, v. 82, 2012.
RIBEIRO, T; ESTENDER, A. Gestão de cargos e salários e sua influência na motivação dos colaboradores. Revista de Ciências Gerenciais, v. 20, n. 31, p. 25-31, 2016.
ROLLA, L. Liderança educacional: um desafio para o supervisor escolar. 2006. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul, Porto Alegre, 2006.
RUFINI, S. et al. The quality of motivation among elementary school students. Paidéia, v. 22, n. 51, p. 53-62, 2012.
RYAN, R; DECI, E. Intrinsic and extrinsic motivations: classic de nitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n. 1, p. 54-67, 2000.
SANAVRIA, C; PAZETTO, G. O gestor escolar reflexivo e a consolidação do clima organizacional a partir do trabalho coletivo. Revista de Administração Educacional, v. 12, n. 1, p. 18-35, 2021.
SILVA, A. et al. Reação motivacional docente do curso de graduação em ciências contábeis sob a perspectiva da teoria atribucional. Contabilidad y Negocios, v. 10, n. 20, p. 70-82, 2015.
SILVA, D. Análise da satisfação dos docentes da UESPI à luz da teoria de herzberg. Revista Foco, v. 11, n. 1, p. 146-163, 2018.
SINGH, M; BHATTACHARJEE, A. A study to measure job satisfaction among academicians using herzberg’s theory in the context of northeast Índia. Global Business Review, v. 21, n. 1, p. 1-22, 2019.
SOUZA, E. Motivação para o trabalho: um estudo de caso para operadores da Petrobras Refinaria Presidente Getúlio Vargas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). UFSC, Florianópolis, 2001.
TAMAYO, A; PASCHOAL, T. A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. RAC, v. 7, n. 4, p. 33-54, 2003.
TECK-HONG, T; WAHEED, A. Herzberg’s motivation-hygiene and job satisfaction in the malaysian retail sector: mediating effect of love of money. Asian Academy of Management Journal, v. 16, n. 1, p. 73-94, 2011.
UDECHUKWU, I. Correctional officer turnover: of Maslow`s needs hierarchy and herzberg’s motivation theory. Public Personnel Management, v. 38, n. 2, p. 69-82, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Administração Educacional

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).