Monitoramento, atributos, funções e sentidos das avaliações próprias em municípios brasileiros (2016-2022)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263205Palavras-chave:
avaliação da educação, educação básica, rede municipal de ensinoResumo
Este manuscrito apresenta parte dos achados de uma pesquisa mais ampla, com vistas a identificar a existência de propostas municipais de avaliação externa e em larga escala por município, estado e região do país, bem como desvelar eventuais atributos, funções e sentidos conferidos à avaliação própria em municípios brasileiros. O mapeamento revelou iniciativas de avaliação própria nas cinco regiões do país, com destaque para a região Sudeste. O estudo evidenciou iniciativas municipais de avaliação: da/na educação infantil; do desempenho dos estudantes nos ensinos fundamental e médio; institucional. As feições dessas avaliações refletem as circunstâncias traçadas pela Política e Planejamento Educacional contemporâneos à realização da avaliação municipal. São elevadas as expectativas em torno das avaliações municipais por parte das secretarias municipais de educação, com funções e sentidos associados à melhoria da qualidade da educação, constituindo-se em iniciativas nodoadas por contradições.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2009.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz; BRAVO, Maria Helene; MACHADO, Cristiane. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, 2013.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Propostas estatais voltadas à avaliação do ensino superior brasileiro: breve retrospectiva histórica do período 1983-2008. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 6, n. 4, p. 128-148, 2008.
BAUER, Adriana. Avaliação de redes de ensino e gestão educacional: aportes teóricos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 1-28, 2019.
BAUER, Adriana; HORTA NETO, João Luiz; SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação e gestão educacional em municípios brasileiros: mapeamento e caracterização de iniciativas em curso. Relatório final: resultados do Survey. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2016.
COSTA, Anderson Gonçalves; FREIRE, Arlane Markely dos Santos. Ideb, políticas educacionais e cultura de avaliação nos municípios do Ceará. Revista IMPA, Fortaleza, v. 3, n. 3, e022017, 2022.
COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia; MONTE, Ana Lídia Lopes do Carmo; VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de avaliação externa e suas interfaces com as ações municipais: o caso de cinco municípios cearenses. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 13, p. 1-21, 2019.
DANTAS, Larissa Martins. Avaliação externa e prática docente: o caso do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) em uma escola em Maracanaú-CE. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; OVANDO, Nataly Gomes. A avaliação educacional em contextos municipais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 963-984, 2015.
OLIVEIRA, Ana Gardenia Linard Sírio; COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia. Avaliações municipais no Ceará: características e usos dos resultados. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 274-299, 2021.
SILVA, Antônia Bruna da. Avaliações municipais no contexto educacional cearense: contornos, intenções e finalidades. 2019. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
SILVA, Antônia Bruna da; SOUSA, Sandra Zákia. Motivações para a criação de avaliação educacional em larga escala por municípios brasileiros. Revista Educação em Questão, Natal, v. 60, n. 64, p. 1-24, e-29326, 2022.
SILVA, Antônia Bruna da; FERNANDES, Maria Beatriz. Avaliações municipais: uma revisão bibliográfica (1990-2016). Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 8, n. 17, p. 1-22, 2019.
VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Liber, 2008.
VOSS, Dulce Mari Silva; GARCIA, Maria Manuela Alves. O discurso da qualidade da educação e o governo da conduta docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 391-412, 2014.
WERLE, Flávia Obino Corrêa (org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília, DF: Liber, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).