Monitoramento, atributos, funções e sentidos das avaliações próprias em municípios brasileiros (2016-2022)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263205

Mots-clés :

avaliação da educação, educação básica, rede municipal de ensino

Résumé

Este manuscrito apresenta parte dos achados de uma pesquisa mais ampla, com vistas a identificar a existência de propostas municipais de avaliação externa e em larga escala por município, estado e região do país, bem como desvelar eventuais atributos, funções e sentidos conferidos à avaliação própria em municípios brasileiros. O mapeamento revelou iniciativas de avaliação própria nas cinco regiões do país, com destaque para a região Sudeste. O estudo evidenciou iniciativas municipais de avaliação: da/na educação infantil; do desempenho dos estudantes nos ensinos fundamental e médio; institucional. As feições dessas avaliações refletem as circunstâncias traçadas pela Política e Planejamento Educacional contemporâneos à realização da avaliação municipal. São elevadas as expectativas em torno das avaliações municipais por parte das secretarias municipais de educação, com funções e sentidos associados à melhoria da qualidade da educação, constituindo-se em iniciativas nodoadas por contradições.

Biographie de l'auteur

Larissa Martins Dantas, Rede Municipal de Educação de Maracanaú.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de Avaliação Educacional. Professora Efetiva da Rede Municipal de Educação de Maracanaú, atuando como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais. Professora Formadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia Modalidade EAD (UAB/UECE). Integra o Grupo de Pesquisa Politica Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/ UECE). Pesquisa e escreve sobre política educacional, gestão escolar, avaliação educacional e sistemas de avaliação.

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Publiée

2024-11-14

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Avaliação educacional e suas implicações políticas e pedagógicas para a Educação Básica