Resistências pela participação democrática na escola pública: experiências da Rede Estadual Paulista
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.250550Palabras clave:
participação democrática; resistência; política educacional; relação estado-sociedadeResumen
Diante das intensas insatisfações de educadores(as) à política educacional do governo paulista, em 2018 foi constituído o Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que conta com a participação de educadores e estudantes como espaço de soma de forças, de reflexão, análise crítica da conjuntura na perspectiva de traçarem conjuntamente ações de resistência, visando a garantia do direito à educação de qualidade da escola pública, laica, gratuita pautada pelo princípio constitucional da gestão democrática. O Gepud é o objeto de análise nesse texto, com o objetivo de apresentar e discutir nuances de sua história, por meio de pesquisa qualitativa e análise documental de pesquisa-ação. O grupo tem se constituído como espaço de acolhimento, construção coletiva, participação e aprendizagens de práticas democráticas, onde se apropriam criticamente e se resiste às políticas educacionais pautadas no gerencialismo fortalecendo a relação escola e universidade.
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