Letramento das classes trabalhadoras e construção de identidade: um estudo de caso sobre os sentidos da escolarização

Autores

  • Karina Pacheco dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240789

Palavras-chave:

Histórico de letramento, letramento e identidades, práticas e eventos de letramento, agente e agência de letramento.

Resumo

Este trabalho descreve, a partir de um estudo de caso, a história de vida e trajetória de letramento de M.L. Objetivou-se analisar como práticas, eventos, agentes e agências de letramento deslocaram/constituíram a identidade dessa mulher trabalhadora e de classe social desfavorecida economicamente. Para tanto, são mobilizados conceitos dos estudos do letramento e estabelecida uma relação com a noção de identidade. O estudo evidenciou que a identidade de M.L. está em constante constituição/descolamento, uma vez que precisa assumir ou negociar diferentes identidades para atuar nas práticas e nos eventos de letramento em que se inseriu.

Biografia do Autor

Karina Pacheco dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Graduada em Letras-Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialista em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (2015). Linhas de pesquisa: linguagem e tecnologia, gêneros discursivos, multiletramentos, livros didáticos e ensino. É professora de Língua Portuguesa na PUC-PR.

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação.

Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Santos, K. P. dos, & Rohling, N. (2019). Letramento das classes trabalhadoras e construção de identidade: um estudo de caso sobre os sentidos da escolarização. Revista Investigações, 32(2), 122–149. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240789

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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