Ecolalia, silêncio e linguagem gestual no autismo: uma reflexão para além do patológico

Autores/as

  • Elisângela Maria da Silva Doutoranda e Mestre Em Ciências da Linguagem pela UNICAP, possui experiência na área de Aquisição, Desenvolvimentos e Distúrbios de Linguagem em suas diversas manifestações. Está vinculada ao grupo de pesquisa AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL).
  • Renata Fonseca Lima da Fonte Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP Professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. Professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241493

Palabras clave:

autismo, ecolalia, silêncio, linguagem gestual.

Resumen

A relação que a criança estabelece com a linguagem e com o outro é atravessada por singularidades manifestadas na aquisição da linguagem, seja em crianças autistas ou não. No caso da instauração de um quadro autístico, os modos particulares presentes na constituição subjetiva são levados ao extremo, a ponto da literatura tradicional considerar a linguagem da criança autista como mera repetição da fala do outro e excluída do processo de interação pelo discurso. Nesse sentido, objetivamos tomar a ecolalia, o silêncio e a linguagem gestual como linguagem.

Biografía del autor/a

Elisângela Maria da Silva, Doutoranda e Mestre Em Ciências da Linguagem pela UNICAP, possui experiência na área de Aquisição, Desenvolvimentos e Distúrbios de Linguagem em suas diversas manifestações. Está vinculada ao grupo de pesquisa AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL).

Doutoranda e Mestre Em Ciências da Linguagem pela UNICAP, possui experiência na área de Aquisição, Desenvolvimentos e Distúrbios de Linguagem em suas diversas manifestações. Está vinculada ao grupo de pesquisa AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, do Programa de Pós-graduação em Ciênias da Linguagem (PPGCL).

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP Professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. Professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Silva, E. M. da, & Fonte, R. F. L. da. (2019). Ecolalia, silêncio e linguagem gestual no autismo: uma reflexão para além do patológico. Revista Investigações, 32(2), 305–324. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241493

Número

Sección

Artigo - Linguística (seção livre)