Da carta pessoal à conversa privada mediada pelo WhatsApp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253967

Palavras-chave:

historicidade, tradição discursiva, gênero, ensino.

Resumo

Este artigo discute os processos de mudança e de permanência, pelos quais, passou a conversa privada mediada pelo WhatsApp. A partir do Modelo de Tradição Discursiva (KOCH, 1997; KABATEK, 2006) e da Teoria dos Gêneros, na perspectiva de Marcuschi (2004; 2008; 2010a; 2010b), foram identificados traços tradicionais herdados da carta pessoal na conversa privada mediada pelo WhatsApp. Além da discussão da historicidade, este trabalho traz uma proposta didática tendo em vista o ensino de Língua Portuguesa. A didatização, com base no Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), ficou a cargo de uma sequência didática, partindo do gênero como acontecimento sócio-histórico e interacional.

Biografia do Autor

Stênio Bouças Alves Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Alves Filho, S. B., & Gomes, V. S. (2022). Da carta pessoal à conversa privada mediada pelo WhatsApp. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253967

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

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