Gestos de comunhão nas interações comunicativas entre docente e discentes nas aulas do componente curricular “Estudo Orientado” sob a perspectiva da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.266630

Palavras-chave:

interações, disciplina, gestos de comunhão, ADE

Resumo

Propõe-se analisar os gestos de comunhão entre alunos e professora na disciplina "Estudo Orientado" em um CEPI. Investigamos como esses gestos podem ou não contribuir para auxiliar os estudantes em dificuldades de outras disciplinas e para o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas. Utilizamos a Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE), explorando suas características fundamentais. Para avaliar se os gestos de comunhão têm eficácia no aprimoramento de habilidades, utilizamos transcrições das aulas observadas. Os resultados destacam gestos de comunhão importantes para o processo de ensino-aprendizagem e sugerem discussões para novas práticas, beneficiando os estudantes.

Biografia do Autor

Erick Samuel Silva Thomas, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás. Mestre (2024) e Doutorando (2024 - atual) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da UFG. E-mail: thomaserick98@gmail.com.

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Federal de Goiás. Pós-doutorado em Linguística pela UnB, mestra e doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Email: elza.couto@ufg.br.

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Publicado

31-07-2025

Como Citar

Thomas, E. S. S., & Couto, E. K. N. N. do. (2025). Gestos de comunhão nas interações comunicativas entre docente e discentes nas aulas do componente curricular “Estudo Orientado” sob a perspectiva da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE). Revista Investigações, 38(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.266630

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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