Gestos de comunhão nas interações comunicativas entre docente e discentes nas aulas do componente curricular “Estudo Orientado” sob a perspectiva da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.266630Palavras-chave:
interações, disciplina, gestos de comunhão, ADEResumo
Propõe-se analisar os gestos de comunhão entre alunos e professora na disciplina "Estudo Orientado" em um CEPI. Investigamos como esses gestos podem ou não contribuir para auxiliar os estudantes em dificuldades de outras disciplinas e para o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas. Utilizamos a Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE), explorando suas características fundamentais. Para avaliar se os gestos de comunhão têm eficácia no aprimoramento de habilidades, utilizamos transcrições das aulas observadas. Os resultados destacam gestos de comunhão importantes para o processo de ensino-aprendizagem e sugerem discussões para novas práticas, beneficiando os estudantes.
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