Entre “o confinar e o reflorir” e “a ciência e a vida”: disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254269

Palavras-chave:

sindicato, discurso de/sobre, heterogeneidade mostrada.

Resumo

Ancoradas na Análise de Discurso materialista, propomo-nos a analisar um vídeo publicado pelo SINEPE e o vídeo da “Campanha pela vida”, publicado pelo SINPRO-RIO, quando ocorria no Município uma disputa política e judicial sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Em nosso gesto de análise, tomando os vídeos como materialidade significante (LAGAZZI, 2011), trabalhamos na intersecção das materialidades verbo-visual. Com isso, objetivamos compreender o modo como, nessa imbricação, discursos sobre a ciência, sobre a escola e sobre os sujeitos que (se) constituem (n)esse espaço são formulados e (re)produzidos no discurso dos sindicatos.

Biografia do Autor

Thaís de Araujo da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista do Programa Prociência (UERJ/Faperj). É coordenadora do Arquivos de Saberes Linguísticos (SaberLing/UERJ/Faperj) e uma das coordenadoras do Laboratório de Estudos em Gramática & Discurso (LabGraDis/UERJ/FAPERJ).

Joyce Palha Colaça, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada de Língua Espanhola na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integra o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF), os grupos de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin/UFS) e Transversal - Tradução literária e outras poéticas translacionais.

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Costa, T. de A. da, & Colaça, J. P. (2022). Entre “o confinar e o reflorir” e “a ciência e a vida”: disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254269

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

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