Formas e funções do excerto literário na sala de aula de FLE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263839Palavras-chave:
didática da literatura, excerto, francês língua estrangeira, francês segunda língua, leituraResumo
Os excertos literários em sala de aula de Francês Língua Estrangeira podem ser analisados segundo uma tipologia, apoiando-se em aspectos formais (recorte, formas do texto, relação com a Obra, medidas cartográficas) e funcionais (utilização dos excertos) permitindo distinguir diversos avatares da extração de fragmentos escolhidos, documentos autênticos, excertos-instrumentos, citações ou adaptações. O excerto aparece então como uma ferramenta de focalização e de condensação em um regime de leitura intensiva complementar em relação a uma leitura longa. Uma didática da variação das escalas do texto permite melhor utilizar as possibilidades do excerto literário na aula de língua.
Referências
BELHADJIN, Anissa; BISHOP Marie-France, Usages des extraits en classe de français. Namur, Presses Universitaires de Namur, 2022.
BELHADJIN Anissa, PERRET Laëtitia (dir.), L’extrait et la fabrique de la littérature. Berlin, Peter Lang, 2019.
BEMPORAD Chiara, FRANÇOIS Cyrille, « D’un texte à l’autre : la lecture littéraire avec des textes médiateurs », Le Français dans le Monde : Recherches et applications, n°65, p. 124‑139, janv. 2019.
CARACCIOLO Marco, The experientiality of narrative: an enactivist approach. Berlin, Boston, De Gruyter, 2014.
COLLES Luc, Les textes en français simplifié. Praxis, n°4, p. 402‑409, oct.-déc. 2002.
MACE Marielle, Façons de lire, manières d’être. Paris, Gallimard, 2011.
MINZETANU Andrei, Carnets de lecture. Saint-Denis, Presses universitaires de Vincennes, 2016.
MÜNCHOW Patricia VON. Motiver l'élève pour la lecture : comparaison de manuels scolaire en français et en allemand langues maternelles. in: Godard A. et coll. (dir.), L’expérience de lecture et ses médiations. Paris, Riveneuve, 2011, p. 123‑140.
WOERLY Donatienne. Quel morceau choisi(r)? Poétique et didactique de corpus littéraires pour l’enseignement/apprentissage du français langue étrangère. Thèse de doctorat en Didactique des langues et des cultures, Université Sorbonne Nouvelle, Paris, 2023. En ligne : https://theses.hal.science/tel-04578096. Consulté le 18 mai 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Donatienne Woerly

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.