Formas e funções do excerto literário na sala de aula de FLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263839

Palavras-chave:

didática da literatura, excerto, francês língua estrangeira, francês segunda língua, leitura

Resumo

Os excertos literários em sala de aula de Francês Língua Estrangeira podem ser analisados segundo uma tipologia, apoiando-se em aspectos formais (recorte, formas do texto, relação com a Obra, medidas cartográficas) e funcionais (utilização dos excertos) permitindo distinguir diversos avatares da extração de fragmentos escolhidos, documentos autênticos, excertos-instrumentos, citações ou adaptações. O excerto aparece então como uma ferramenta de focalização e de condensação em um regime de leitura intensiva complementar em relação a uma leitura longa. Uma didática da variação das escalas do texto permite melhor utilizar as possibilidades do excerto literário na aula de língua.

Biografia do Autor

Donatienne Woerly, Université de la Sorbonne Nouvelle Paris 3

Université Sorbonne Nouvelle Paris 3.  Professeur au Département de Didactique du Français Langue Étrangère. E-mail: donatienne.woerly@sorbonne-nouvelle.fr.

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Publicado

20-09-2024

Como Citar

Woerly, D. (2024). Formas e funções do excerto literário na sala de aula de FLE. Revista Investigações, 37(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263839

Edição

Seção

Dossiê: La littérature dans l'enseignement du FLE: interculturalité, subjectivité et réflexivité dans le processus d'appropriation d'une langue étrangère

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