Corpo e língua em (dis)curso: a normatização de sentidos pelo digital
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.259429Parole chiave:
corpo feminino, digital, língua, normaAbstract
Apresentamos uma análise representativa da relação entre a norma da língua e a norma do corpo feminino em rede social. Observamos o perfil da empresária Cíntia Chagas no Instagram, relacionando, por um lado, a língua, no âmbito profissional, a um modelo de sucesso e, por outro, seu corpo, na vida pessoal, a um padrão de beleza estigmatizado. Analisamos as cenografias criadas dessa relação com o digital e seus (d)efeitos diante das movências de sentidos quando atreladas às condições de sua emergência. Nossos pressupostos teórico-metodológicos inscrevem-se na análise do discurso francesa, sobretudo na noção de cenas da enunciação de Dominique Maingueneau.
Riferimenti bibliografici
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
Cíntia Chagas. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/cintiachagass/. Acesso em: 6 set. 2022.
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Mandalay Entertainment. 1997 (EUA). Direção: Jim Gillespie.
FARACO, C. A. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2009.
MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. Curitiba: Criar edições, 2006. 181p.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6a. ed. Trad. Maria Cecília P. Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2013. 304p.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola editorial, 2015. 192p.
PAGOTTO, E. G. Norma e condescendência; ciência e pureza. Línguas e instrumentos linguísticos. Cadernos de Estudos Linguísticos, 1998, p. 49-68.
Painel Nacional: Covid-19. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, CONASS. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/. Acesso em 6 set. 2022.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola? Campinas- SP: Mercado de Letras. Associação de Leitura no Brasil, 1996. Disponível em: https://tga.blv.ifmt.edu.br/media/filer_public/96/64/966462e4-66c5-41f0-a0ba-5e87f68e0b28/por-que-nao-ensinar-gramatica-na-escola-sirio-possenti.pdf.
Acesso em: 3 fev. 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Marco Antonio Almeida Ruiz, Lígia Mara Boin Menossi de Araújo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.