Corpo e língua em (dis)curso: a normatização de sentidos pelo digital
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.259429Palabras clave:
corpo feminino, digital, língua, normaResumen
Apresentamos uma análise representativa da relação entre a norma da língua e a norma do corpo feminino em rede social. Observamos o perfil da empresária Cíntia Chagas no Instagram, relacionando, por um lado, a língua, no âmbito profissional, a um modelo de sucesso e, por outro, seu corpo, na vida pessoal, a um padrão de beleza estigmatizado. Analisamos as cenografias criadas dessa relação com o digital e seus (d)efeitos diante das movências de sentidos quando atreladas às condições de sua emergência. Nossos pressupostos teórico-metodológicos inscrevem-se na análise do discurso francesa, sobretudo na noção de cenas da enunciação de Dominique Maingueneau.
Citas
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
Cíntia Chagas. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/cintiachagass/. Acesso em: 6 set. 2022.
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Mandalay Entertainment. 1997 (EUA). Direção: Jim Gillespie.
FARACO, C. A. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2009.
MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. Curitiba: Criar edições, 2006. 181p.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6a. ed. Trad. Maria Cecília P. Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2013. 304p.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola editorial, 2015. 192p.
PAGOTTO, E. G. Norma e condescendência; ciência e pureza. Línguas e instrumentos linguísticos. Cadernos de Estudos Linguísticos, 1998, p. 49-68.
Painel Nacional: Covid-19. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, CONASS. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/. Acesso em 6 set. 2022.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola? Campinas- SP: Mercado de Letras. Associação de Leitura no Brasil, 1996. Disponível em: https://tga.blv.ifmt.edu.br/media/filer_public/96/64/966462e4-66c5-41f0-a0ba-5e87f68e0b28/por-que-nao-ensinar-gramatica-na-escola-sirio-possenti.pdf.
Acesso em: 3 fev. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marco Antonio Almeida Ruiz, Lígia Mara Boin Menossi de Araújo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.