“Na arca” de Machado de Assis: as relações entre suporte e produção de sentido
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.246352Palavras-chave:
Machado de Assis, mediação editorial, O cruzeiro, Papéis Avulsos.Resumo
Este artigo analisa os efeitos de sentido produzidos pelo conto “Na arca”, de Machado de Assis, nos diferentes suportes de sua publicação: o periódico carioca O cruzeiro em maio de 1878 e a coletânea de contos Papéis avulsos, organizada pelo autor em 1882. A presente investigação conferirá destaque ao conceito de mediação editorial, tendo em vista o pressuposto de examinar o modo por meio do qual os diferentes espaços de publicação de um escrito participam da significação por ele produzida.
Referências
ASSIS, Machado de. Papéis avulsos. Rio de Janeiro: Lombaerts & Cia, 1882.
ASSIS, Machado de. Literatura realista. O primo Basílio, romance do Sr. Eça de Queiroz, Porto, 1878. In: LEITE, Aluízio(Org.) et al. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. III, 2015. p. 1206-1215.
ASSIS, Machado de. Um capuchino de Jerusalém remeteu-me pelo (...). O cruzeiro, Rio de janeiro, n. 133, 14 mai. 1878.p. 1.
BOSI, Alfredo. O enigma do olhar. 4ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
CRESTANI, Jaison Luís. A materialidade da literatura. A inscrição do romance Iaiá Garciano ‘folhetim do Cruzeiro’. Machado de Assis em linha. Rio de Janeiro,v. 6, n. 12, p. 45-65, dez.2013.
EGO. “O primo Basílio”. O cruzeiro, Rio de Janeiro,n. 105,16 abr. 1878.p. 3.
GLEDSON, J.; GRANJA, L. Introdução. In: Assis, Machado de. Notas semanais. Campinas-SP: Ed. UNICAMP, 2008.
GOMES, Eugenio. Machado de Assis: influências inglesas. São Paulo: Pallas, 1976.
GUIMARÃES, Héliode Seixas. Os leitores de Machado de Assis. São Paulo: Edusp; Nankin, 2004.
GUIMARÃES, Héliode Seixas. Machado de Assis,o escritor que nos lê. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. 3ª ed. São Paulo: Edusp, 2012.
MEYER, Marlyse. “Voláteis e versáteis, de variedades e folhetins e fez a chronica”. Boletim bibliográfico biblioteca Mário de Andrade. São Paulo,v. 46, n.1-4, jan.-dez. 1985.
“PAPÉIS AVULSOS”. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, n. 299, 27 out. 1882. p. 1.
REGO, Enyltonde Sá. O calundu e a panaceia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
ROUANET, Sérgio Paulo. Riso e melancolia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ROZA, Gama. Os Papéis avulsos por Machado de Assis. Gazeta da tarde, Rio de Janeiro,2 nov. 1882.p. 1.
SANTIAGO, Silviano. Retórica da verossimilhança. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2ª ed., 2000.p. 27-46.
SILVA, Márlio Barcellos Pereirada. Procedimentos paródicos e distanciamento irônico em Papéis avulsos, de Machado de Assis. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) FFLCH-USP, São Paulo, 2009.
TEIXEIRA, Ivan. O altar & o trono. Cotia, SP: Ateliê Editorial/ Campinas, SP:Editora da Unicamp, 2010.
TEIXEIRA, Ivan. Pássaro sem asas ou morte de todos os deuses. In: ASSIS, Machado de. Papéis Avulsos. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. LII.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luiza Helena Damiani Aguilar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.