Usos da Linguagem em Fóruns de Ead
Abstract
A hipótese deste trabalho é que a pouca participação dos alunos em fóruns educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) deve-se parcialmente a exigências de uso formal da linguagem que inibem os estudantes e desvirtuam o funcionamento espontâneo do gênero fórum. Ilustrando a questão, selecionamos exemplos do fórum temático de um curso de Letras a Distância para, numa análise qualitativa, avaliar possíveis implicações das restrições de uso da linguagem sobre a participação e aprendizagem dos alunos.References
ANDERSON, T. 2003. Modes of interaction in distance education: recent developments and research questions. In: Michael G. Moore; William G. Anderson (Ed.). Handbook of distance education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, pp. 129-144.
BAKHTIN, M. M. 1997. Os gêneros do discurso. In: Mikhail M. Bakhtin. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, pp. 279-26.
BARROS, K. S. M. de; CRESCITELLI, M. F. C. 2008. Prática docente virtual e polidez na interação. In: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral (Orgs.). Interações virtuais: perspectivas para o ensino de língua portuguesa a distância. São Carlos: Claraluz, pp. 73-89.
BELLONI, M. L. 2003. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados.
BROWN, P.; LEVINSON, S. 1987. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press.
CAMPOS, K. R. 2008. Estratégias de interação em ambiente virtual de aprendizagem. In: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral (Orgs.). Interações virtuais: perspectivas para o ensino de língua portuguesa a distância. São Carlos: Claraluz, pp. 93-04.
CUNHA, A. L. 2006. A interação na educação a distância: cuidados com o uso da linguagem em cursos online. Disponível em:<http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc011.pdf> Acesso em: 14 set. 2010.
DOTTA, S. 2009. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela Internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo.
GABRIELLI, K. S. 2009. O papel da mediação pedagógica em fóruns educacionais de cursos on‑line de língua estrangeira. In: Ucy Soto; Mônica F. Mayrink; Isadora V. Gregolin (Orgs.). Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica, pp. 209-224.
GIORDAN, M.; DOTTA, S. 2008. Estudo das interações mediadas por um serviço de tutoria pela Internet. Linguagem & Ensino, Pelotas, 11(1):127- 43.
GOFFMAN, E. “Footing”. 2002. In: B. T. Ribeiro; P. M. Garcez (Orgs.). Sociolinguística interacional. 2 ed. São Paulo: Loyola.
MARCUSCHI, L. A. 2001. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez.
MARCUSCHI, L. A. 2004. Gêneros emergentes no contexto da tecnologia digital. In: L. A. Marcuschi; Antônio Carlos Xavier (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, pp. 13-67.
MARTIN, J.R.; WHITE, P. 2005. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave Macmillan.
MATTAR NETO, J. A. 2008. O uso do second life como ambiente virtual de aprendizagem. Anais da 31. Reunião Anual da ANPEd – Caxambu. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4711--Res.pdf> Acesso em: 15 nov. 2010.
MOORE, M. M. 1997. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, D. (Ed.). Theoretical principles of distance education. New York: Routledge, pp. 22-38.
MOORE, M. M. 1989. Three types of interaction. The American Journal of Distance Education, 3(2).
OLIVEIRA, A. S. Z.; BARBOSA, M. R. S. A. 2010. A atitude no fórum temático: escolhas que aproximam ou distanciam os atores no discurso. Hipertextus Revista Digital, 5:1-9.
PAIVA, V. L. M.; RODRIGUES JR., A. S. 2004. Fóruns on-line: intertextualidade e footing na construção do conhecimento. In: I. L. Machado; R. Melo (Orgs.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, pp. 171-189.
PAIVA, V. L. M.; RODRIGUES JR., A. S. 2007. O footing do moderador em fóruns educacionais. In: J. C. Araújo (Org.). Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, pp. 144-164.
SCAVAZZA, C. 2010. Gêneros discursivos emergentes: o fórum na educação a distância. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). São Paulo: Universidade de Taubaté.
TOSTES, S. C. 2010. O bom professor no ambiente virtual. Cadernos do CNLF, 14(2):1242-1254.
SOUZA, E. V. 2009. “Desabafo”: análise da interação em fóruns de EaD. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOUZA, E. V. 2010. As possibilidades de análise dos fóruns de EAD sob a ótica das teorias discursivas e pós-modernas. Pesquisa em Discurso Pedagógico, 1:1-16. Disponível em:<http://www.maxwell.lambda.ele.pucio.br/rev_discurso.php?strSecao
=input0 > Acesso em 30 nov. 2010.
XAVIER, A. C.; SANTOS, C. F. 2005. E-forum na Internet: um gênero digital. In: J. C. Araújo; Bernardete Biasi-Rodrigues (Org.). Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, pp. 30-38.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Benedito Gomes Bezerra

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.